PUBLICIDADE

MPF é contra pedido de revisão de contas de Selma Arruda

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou contra o pedido ao agravo proposto pela ex-senadora Selma Arruda (Podemos) que tentava reverter a decisão de reprovação de suas contas de campanha na eleição de 2018. Selma teve as contas reprovadas por conta dos gastos que fez antes do período eleitoral e devido a empréstimo que ela tomou junto seu companheiro de chapa, Gilberto Possamai (PSL), para concorrer ao pleito.

Segundo a Justiça Eleitoral, é vedado empréstimos entre pessoas físicas para pagar gastos com campanha eleitoral.  O procurador eleitoral Pedro Melo Pouchain Ribeiro pediu o desprovimento do recurso e destacou que os fatos já foram amplamente discutidos em recursos anteriores.

Também abordou o caso do mútuo entre Selma e Possamai. A ex-senadora disse que os valores emprestados não configurariam crime eleitoral. Por sua vez, o Ministério Público disse que o tema já foi discutido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no recurso ordinário que confirmou a cassação do mandato da então senadora.

Segundo o MPF, ficou reconhecido que o empréstimo de R$ 1,5 milhão com o primeiro suplente da chapa antes mesmo do início da campanha configura ilícito eleitoral como prática de caixa dois e arrecadação ilícita de recursos. Destaca que Selma pegou o dinheiro em 2018 e usou para o financiamento de sua campanha com Possamai no pleito.

Selma foi cassada pelo TSE em dezembro passado por usar R$ 1,5 milhão não declarado em campanha. Ela foi oficialmente afastada do cargo em 15 de abril. Durante esse tempo, terceiro colocado, Carlos Fávaro (PSD), tentava ocupar a vaga. O governador Mauro Mendes (DEM) também pediu que a vaga fosse preenchida, pois Mato Grosso teria muita a perder sem um representante no Senado.

No dia 16 de abril, Fávaro assumiu o mandato e deve continuar no exercício até que o TSE defina a data da eleição suplementar em Mato Grosso que estava prevista para abril, mas foi adiada devido a pandemia do Coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...

Novo diz que faltou ética para vice-prefeita de Cuiabá ao deixar a sigla

O diretório estadual do Novo criticou, esta tarde, a...
PUBLICIDADE