PUBLICIDADE

MPE quer afastar prefeito e punir outros 10 por fraudes em compra de remédios

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE) acionou 11 pessoas, em duas ações civis públicas, em virtude de fraudes cometidas na área da saúde, em Barra do Brugres. O grupo inclui o prefeito Wilson Francelino de Oliveira, o ex-secretário municipal de Administração e Finanças, Iandro Rodrigo Monteiro Almicci, e servidores públicos municipais. As ações resultam da "Operação Saúde", realizada pela Polícia Federal, em vários Estados do país, em maio deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa, além dos gestores e servidores, também foram citados no esquema os empresários Cássio Filipetto e Dalci Filipetto, representantes de uma empresa de venda de medicamentos, além dos funcionários Fabrício Morgan e Franciel Luis Bonet. Nas ações, o MPE requer o afastamento do prefeito, a condenação de todos os requeridos ao ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público no valor de R$ 176 mil, pagamento de multa civil, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

O promotor de Justiça Rinaldo Segundo ressaltou que os envolvidos elevavam o custo de compra de medicamentos da saúde municipal, por meio do direcionamento de processos licitatórios. Em alguns casos, o medicamento comprado era até seis vezes o valor cotado pelo Ministério da Saúde. Segundo o promotor, a investigação da Polícia Federal, que teve início a dois anos, consistiu em interceptações telefônicas, quebra de sigilo e obtenção de imagens. "Os áudios interceptados e as demais provas das investigações são convergentes por externar notórios indícios de direcionamento dos processos licitatórios investigados".

Na ação, o Ministério Público ressaltou que o esquema incluía o pagamento de propinas ou oferecimento de vantagens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT lança programa ‘Regulariza Rural’ em Mato Grosso

Foi lançado ontem pelo governo de Mato Grosso o...

Sinop se articula para ter a 2ª zona de processamento de exportação de MT

O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Exportação...
PUBLICIDADE