terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

MP apura suspeita de fraude eleitoral em município mato-grossense

PUBLICIDADE

O Ministério Público investiga a suspeita de fraude eleitoral nas eleições de 2016 no município de Santo Antônio de Leverger por meio de candidaturas fictícias. O procedimento preparatório é conduzido pela Promotoria de Justiça do município.

De acordo com a denúncia ofertada por Pablo Henry Silva Pereira, há o relato de que candidaturas femininas foram usadas para obter fraudulentamente o registro dentro da proporcionalidade exigida na lei eleitoral. Isso porque oito candidatas conseguiram nas urnas apenas um voto. Em determinadas situações, nenhum voto foi contabilizado.

Na portaria, o promotor Natanael Moltocaro Fiuza afirma que três coligações podem ter fraudado a legislação eleitoral, ao desrespeitar o artigo 10, parágrafo 3º, da Lei Federal nº 9.504/1997, e artigos 20 e 67 da Resolução TSE nº 23.455/2015, os quais determinam que cada partido ou coligação deve preencher, nas eleições proporcionais, o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. “As candidaturas fictícias de mulheres configuram, em tese, o crime de falsidade ideológica eleitoral (art. 350 do Código Eleitoral), além da fraude de que trata o art. 14, S 10º, da Constituição Federal”, cita o promotor.

Para iniciar as investigações, o promotor determinou a notificação de Pablo Henry Silva Pereira para comparecer na Promotoria de Justiça e assim prestar esclarecimento a respeito do objeto de sua denúncia. Além disso, notificou as mulheres apontadas na denúncia como candidatas fictícias no pleito de 2016 a comparecerem na Promotoria de Justiça para prestarem esclarecimentos. A investigação faz parte das orientações dadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tenta coibir este tipo de fraude em todo o país.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para tirar título eleitoral termina na próxima semana

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do...

Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária

O governador Mauro Mendes adorou, hoje, as perdas previstas...

Sinop: vereadores fazem duras críticas e cobranças a gestão de Dorner no Trânsito

Vereadores criticaram, esta tarde, na sessão ordinária da câmara,...
PUBLICIDADE