PUBLICIDADE

MP aponta irregularidades e recomenda suspensão de eleição da Apae em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A promotoria de Justiça de Sapezal (a 500 km de Cuiabá) recomendou a suspensão imediata do processo eleitoral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Município, após identificar irregularidades que comprometem a legalidade e a lisura do pleito. Diante do recebimento de denúncia por parte de uma candidata à presidência e de ex-servidores da própria instituição, o Ministério Público de Mato Grosso iniciou investigação e “constatou falhas na condução das eleições internas, previstas para ocorrer nos próximos dias”, informou a assessoria.

Segundo a promotoria, o regimento interno da comissão eleitoral foi criado e aplicado sem aprovação do Conselho de Administração, em desacordo com o Estatuto da entidade e com o Manual Nacional de Eleições das Apaes. Além disso, o documento suprimiu o direito de recurso das chapas, contrariando normas e direitos básicos que garantem contraditório e ampla defesa, segundo a eficácia horizontal dos direitos fundamentais.

Na recomendação, o Ministério Público orienta que a Apae e a Federação das Apaes de Mato Grosso suspendam o processo eleitoral e revoguem a decisão que indeferiu a inscrição da chapa “Gestão com Propósito”, concedendo prazo adicional de 48 horas para saneamento de pendências.

Também recomenda que qualquer recurso seja encaminhado diretamente à Assembleia Geral, diante da suspeição do atual Conselho (composto por alguns integrantes de uma das chapas), e que seja marcada nova data para as eleições, garantindo um prazo mínimo de 30 dias para divulgação das chapas e campanha em condições equânimes.

Caso a recomendação não seja atendida, o MP informou que poderá recorrer a medidas judiciais ou extrajudiciais para garantir a lisura, a legalidade e a legitimidade do processo eleitoral da Apae.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT apresenta catálogo com portfólio de inovações dos 55 anos da instituição

O Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal...

Colisão entre carretas na BR-163 em Sorriso deixa um ferido

O acidente de trânsito envolvendo uma Volvo FH 460...

Sinop: aprovados R$ 20 milhões em emendas para entidades

A câmara vai se reunir com dirigentes de entidades...
PUBLICIDADE