Os representantes do movimento “Vem pra rua Sinop” discutiram, ontem à noite, na Universidade do Estado de Mato Grosso, assuntos que serão apresentados na sexta-feira (5). O terceiro ato está marcado para ocorrer, às 17h, na praça Plínio Calegaro. De acordo com o grupo, uma das propostas é fazer abaixo-assinado para requerer audiência pública com a participação de representantes do poder público. Os manifestantes pretendem elaborar pauta e entregar o convite formal ao prefeito Juarez Costa. Na página do evento, em uma rede social, mais de 400 pessoas já confirmaram presença.
No 1º manifesto, no dia 21 de junho, a Polícia Militar estimou que pelo menos seis mil pessoas percorreram as ruas da cidade. A população cobrou principalmente a abertura integral do Hospital Regional, que foi construído em 2008, e a prestação de contas da verba indenizatória, de R$ 5 mil, dos vereadores. Também foi reivindicado melhores salários para os professores da rede pública e melhor estrutura nas escolas.
O segundo ato contra a corrupção, descaso político e apoio à saúde e educação, conforme Só Notícias já informou, ocorreu, no dia 24 de junho, na Câmara de Vereadores. Eles protestaram contra falta de transparência no uso da verba indenizatória de R$ 5 mil para cada um, sem necessidade de prestar contas.
O prefeito convidou, no dia 28 de junho, os representantes do movimento para ouvir as cobranças. No entanto, ninguém compareceu. Uma das justificativas recebidas, segundo o gestor, é que ainda não havia quem respondesse oficialmente.