A Assembléia Legislativa de Mato Grosso deu mais um passo em relação às discussões para interligar as regiões Leste e Oeste, com a pavimentação da MT-242 e a manutenção do seu traçado original dentro das perspectivas do Plano de Aceleração do Crecimento (PAC), até Sorriso. Uma audiência foi realizada hoje, em Querência.
O movimento, que teve início pela comissão Pró-Rodovia 242, presidida pelo prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto (PT), atua no sentido de combater a proposta de desvio do projeto de pavimentação para o sentido da cidade de Boa Esperança do Norte, também na região. As audiências sobre o tema, as quais a AL realizou, já aconteceram nos municípios de Sorriso, Brasnorte e Cuiabá. Depois de Querência a previsão é de que aconteça uma nova em São Félix do Araguaia, ponto de partida em Mato Grosso da rodovia que pode se transformar novo eixo-estrutural ligando o Estado no sentido Leste/ Oeste.
O movimento defende que os governos estadual e federal mantenham o traçado original pavimentado e federalizado (trecho Sorriso/Juína via Ipiranga do Norte, Itanhangá, Brianorte e Brasnorte) contemplando cerca de 15 municípios, que segundo eles, dará um novo impacto na logística de transportes do Estado, com um corredor multimodal e estrutural.
O primeiro secretário, José Riva (PP) reforçou o apoio do parlamento estadual para sensibilizar o Governo Federal a concluir as obras da MT-242 atendendo as reivindicações da população da região do Araguaia e o setor agropecuário, considerado por José riva, como um dos mais promissores de Mato Grosso, nos próximos anos.
De acordo com o deputado, mesmo parte da bancada federal tendo participado da audiência, a bancada estdaual estará à frente das negociações com representantes do Ministério dos Transportes, em Brasília, pelas ações do Governo Federal na região.