PUBLICIDADE

Mourão diz que Bolsonaro deve autorizar participação das Forças Armadas no combate a desmates em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), disse, hoje, que o país deve atribuir às Forças Armadas a competência para combater o desmatamento e a queimada na Amazônia Legal, o que inclui parte de Mato Grosso. Segundo ele, os ministérios envolvidos no assunto revisam os detalhes de um decreto de garantia da lei e da ordem para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faça a assinatura ainda esta semana permitindo maior atuação dos militares em questões ambientais.

A presença de militares na Amazônia Legal não é novidade. De acordo com Mourão, as forças armadas são o ente da federação mais presente na região, sendo que somente o exército possui 25 mil homens no local. No entanto, a “missão” não é o combate ao desmatamento ilegal e às queimadas, o que eventualmente ocorre por meio de decreto ou de apoio a operações e o que deve ocorrer novamente, muito em função da falta de efetividade dos órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ibama, que sofrem um desaparelhamento.

“As forças serão empregadas porque as nossas agências estão com os efetivos extremamente reduzidos com torno de 50% do efetivo que deveriam ter, e destes em torno de 70% estão na atividade meio, ou seja, estão sentados no ar-condicionado. Daí a necessidade de suprir esta lacuna como emprego das forças armadas”, afirmou esta manhã em entrevista à Rádio Capital, de Cuiabá.

Este ano, o exército já atuou em Mato Grosso realizando a Operação Brasil Verde 2, coordenada justamente por Mourão, que também coordena os trabalhos do Conselho Nacional da Amazônia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Servidores aprovam estado de greve em Cuiabá; prefeito diz que busca consenso

Os servidores da saúde de Cuiabá aprovaram hoje o...

TCE julga esta semana contas de municípios do Nortão

Com 16 contas anuais de governo referentes ao exercício...
PUBLICIDADE