PUBLICIDADE

Aprovada urgência na votação do projeto proibindo demarcar novas terras indígenas; deputado de MT cita ‘segurança jurídica’

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, que ocorra votação da urgência do marco temporal. Foram 324 votos favoráveis contra 131 contrários (grande parte da bancada do governo federal). “É muito importante a aprovação dessa urgência porque a partir desse projeto a gente traz segurança jurídica para todos no Brasil. O projeto estabelece que a partir da constituição de 1988, não podemos mais demarcar novas terras indígenas no Brasil, somente demarcar aquelas previstas até a Constituição”, disse o deputado mato-grossense Fabio Garcia (União). 

A implementação do rito de “urgência urgentíssima” deve ser apresentado pela maioria absoluta dos deputados ou por líderes que representem esse número.  Aprovado o requerimento, também por maioria absoluta, a proposição é incluída automaticamente na ordem do dia para discussão e votação com prioridade. O texto vai entrar na pauta do plenário para ser apreciado nas próximas sessões ordinárias.

O deputado defende que é necessário estabelecer critérios claros e objetivos para a demarcação de terras indígenas, o que vem sendo feito de forma desordenada há muitos anos, gerando insegurança para as comunidades indígenas e para os produtores.  “Mato Grosso é um Estado exponencial no agronegócio e precisamos evitar conflitos e garantir a estabilidade das atividades produtivas”, defendeu. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE