PUBLICIDADE

Morre o ex-ministro Alysson Paolinelli que fortaleceu o agro; governo de MT e entidades manifestam pesar

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Morreu, hoje, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, de 86 anos. Recentemente ele foi submetido a implante no quadril, contraiu pneumonia e acabou falecendo. Ele estava há um mês internado.

Mineiro de Bambuí, formou-se em agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal.  Ex-ministro da Agricultura, de 1974 a 1979, modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participou do desenvolvimento do Proálcool e incentivou o desenvolvimento econômico no Cerrado.  Era dos principais defensores do agronegócio e incentivador do desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso, onde foi homenageado por diversas entidades.

O governador Mauro Mendes manifestou pesar. “Um dia triste para o agro brasileiro e principalmente para o nosso estado. Alysson Paolinelli foi peça fundamental para que Mato Grosso pudesse se tornar essa potência mundial na produção de alimentos. Como um dos fundadores da Embrapa, revolucionou a agricultura tropical e provou que nossas terras poderiam se tornar altamente produtivas – e estava certo. Que Deus possa recebê-lo em seus braços e confortar familiares, amigos e admiradores. Obrigado pela enorme contribuição que deu ao Brasil e ao nosso Mato Grosso”, afirmou Mauro e a primeira-dama Virginia Mendes.

“O Sistema OCB/MT lamenta profundamente o falecimento de Paolinelli, que foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento agrícola de Mato Grosso e de todo Centro-Oeste brasileiro, criando as estruturas de governança que permitiram a revolução agrícola”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

O Sindicato Rural de Sinop divulgou nota de pesar e destacou que Paolinelli teve papel fundamental para o “país deixar de ser importador e passou a contribuir com o fornecimento mundial de alimentos”.

O Sistema Famato registrou que o “agronegócio perdeu o maior entusiasta da agricultura brasileira”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE