Faleceu, esta madrugada, Sarita Baracat, 86 anos, um dos nomes mais fortes na política de Várzea Grande. Ele teve parada cardíaca. Dona Sarita estava em casa quando passou mal. O velório começou, há pouco, CEPAC, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro Pastoral Padre Aldacir. O sepultamento está marcado para às 16h.
De família tradicional, ela foi vereadora, prefeita, deputada estadual e secretária de Estado em um tempo em que poucas mulheres ocupavam esses espaços. Nesse sentido, é considerada pioneira.
Por toda este histórico, a família informa que está sendo publicado, pela editora Entrelinhas, dentro de poucos dias, o livro biográfico de dona Sarita, escrito por Neila Barreto.
O livro deve mostrar a personalidade diferenciada que tinha. "Muito alegre, comunicativa, nossa casa era cheia de amigos, ela vivia envolvida com a cidade, com Mato Grosso", relata o filho Fernando Baracat, colunista do jornal A Gazeta. "Ela teve uma gripe essa semana, mas tinha pressão alta e diabetes controlada", detalha.
O governador Pedro Taques manifestou, em nota, que recebeu com pesar a notícia da morte da ex-prefeita e ex-deputada e lembrou a contribuição de Sarita para a política, pois foi a primeira mulher a assumir uma prefeitura em Mato Grosso, no ano de 1967. “Dona Sarita foi uma personagem importantíssima no cenário político do estado. Uma mulher forte e pioneira, que enfrentou as dificuldades de uma mulher na política. É uma grande perda e rendemos a ela nossas merecidas homenagens hoje”.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, disse, em nota, que "lamenta consternada o falecimento da ex-prefeita e professora Sarita Baracat que foi uma visionária para o seu tempo quando, 50 anos atrás, implementou mudanças importantes para a consolidação da cidade".
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, divulgou nota lamentando o falecimento. “A ex-deputada Sarita deixa um legado e uma história que orgulha nosso Estado, sendo a primeira mulher a comandar o executivo municipal da nossa Cidade Industrial. Manifesto minha solidariedade a todos cidadãos varzea-grandenses, em especial, à família Baracat”. Referência na política, Sarita era advogada, professora, contadora e uma pensadora política que inspirou homens e mulheres com suas posições visionárias e o amor por Várzea Grande e Mato Grosso.
Recentemente, o governo de Mato Grosso, através do Gabinete de Comunicação produziu a série Tipos Mato-grossenses e Sarita foi homenageada