PUBLICIDADE

Morre a ex-prefeita de Várzea Grande Sarita Baracat

PUBLICIDADE

Faleceu, esta madrugada, Sarita Baracat, 86 anos, um dos nomes mais fortes na política de Várzea Grande. Ele teve parada cardíaca. Dona Sarita estava em casa quando passou mal. O velório começou, há pouco, CEPAC, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro Pastoral Padre Aldacir. O sepultamento está marcado para às 16h.

De família tradicional, ela foi vereadora, prefeita, deputada estadual e secretária de Estado em um tempo em que poucas mulheres ocupavam esses espaços. Nesse sentido, é considerada pioneira.

Por toda este histórico, a família informa que está sendo publicado, pela editora Entrelinhas, dentro de poucos dias, o livro biográfico de dona Sarita, escrito por Neila Barreto.

O livro deve mostrar a personalidade diferenciada que tinha. "Muito alegre, comunicativa, nossa casa era cheia de amigos, ela vivia envolvida com a cidade, com Mato Grosso", relata o filho Fernando Baracat, colunista do jornal A Gazeta. "Ela teve uma gripe essa semana, mas tinha pressão alta e diabetes controlada", detalha.

O governador Pedro Taques manifestou, em nota, que recebeu com pesar a notícia da morte da ex-prefeita e ex-deputada e lembrou a contribuição de Sarita para a política, pois foi a primeira mulher a assumir uma prefeitura em Mato Grosso, no ano de 1967. “Dona Sarita foi uma personagem importantíssima no cenário político do estado. Uma mulher forte e pioneira, que enfrentou as dificuldades de uma mulher na política. É uma grande perda e rendemos a ela nossas merecidas homenagens hoje”.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, disse, em nota, que "lamenta consternada o falecimento da ex-prefeita e professora Sarita Baracat que foi uma visionária para o seu tempo quando, 50 anos atrás, implementou mudanças importantes para a consolidação da cidade".

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, divulgou nota lamentando o falecimento. “A ex-deputada Sarita deixa um legado e uma história que orgulha nosso Estado, sendo a primeira mulher a comandar o executivo municipal da nossa Cidade Industrial. Manifesto minha solidariedade a todos cidadãos varzea-grandenses, em especial, à família Baracat”. Referência na política, Sarita era advogada, professora, contadora e uma pensadora política que inspirou homens e mulheres com suas posições visionárias e o amor por Várzea Grande e Mato Grosso.

Recentemente, o governo de Mato Grosso, através do Gabinete de Comunicação produziu a série Tipos Mato-grossenses e Sarita foi homenageada

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE