O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, abriu na manhã desta segunda-feira (16.03), a 1ª Reunião de Trabalho para apresentação preliminar do Plano Estadual de Saúde que estabelece metas e objetivos a serem cumpridos pelas várias áreas de saúde no enfrentamento as endemias, doenças e agravos, além também do melhoramento dos indicadores de saúde.
Augustinho Moro disse que o Plano Estadual de Saúde possibilita trabalhar de forma integral e uniforme entre os setores, no que estabelece as orientações governamentais, melhorias de práticas, e acima de tudo o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Plano. “Essas informações serão disponibilizadas como novas ferramentas sólidas a serem utilizadas nos caminhos que vamos seguir no decorrer dos próximos anos, além de fomentarmos a participação mais direta de todo o cidadão na formulação das ações de Promoção e Prevenção de Saúde, cumprindo o que prevê o Plano”. O secretário citou ainda que, o maior desafio será a redução de doenças e agravos em que o Estado aponta altos índices, como é o caso da Tuberculose, cuja proposta do Plano é a redução de 5% dos casos notificados, que deverão ser alcançados neste ano, dentre tantas outras metas que fazem parte desta Política Estadual de Saúde, além de apontado pelo secretário que a democratização e a participação social é o objetivo permanente e compromisso de todos no fortalecimento do SUS no Estado.
O Plano Estadual de Saúde apresentado tem como coordenação a Superintendência de Políticas de Saúde, que segundo a superintendente Ingrid Botelho Saldanha Handell ele foi elaborado para o cumprimento de metas e estratégias no fortalecimento da Rede SUS de Mato Grosso ao atendimento ao usuário. Eixo 01: Materno Infantil e Neonatal – Redução da Mortalidade; Eixo 02: Saúde do Adulto – Redução da Mortalidade por doenças crônicas degenerativas como a hipertensão, Diabetes, Neoplasias e Causas Externas; Eixo 03: Doenças Emergentes e Endemias: Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Hantavirose.
“Os objetivos a serem alcançados pelo Plano Estadual de Saúde são os mesmos do Plano Plurianual (PPA – 2008/2011). São eles: Apoio Administrativo, Efetivação da Atenção Básica a partir da Estratégia Saúde da Família, Reorganização da Rede de Atenção de Média e Alta Complexidade com foco na Regionalização e Implementação do Processo de Gestão do SUS, Efetivação da Política de Assistência Farmacêutica, Consolidação das Ações de Vigilância em Saúde com ênfase na descentralização, Aperfeiçoamento do Processo de Gestão e Política de Investimento nas Ações de Promoção, Prevenção e Proteção a Saúde”, mencionou a superintente de Políticas de Saúde.
Conforme declarações da superintendente, para elaboração e aprovação do Plano Estadual de Saúde foi elaborado um cronograma para finalização do Plano. Com isso foram divididos em turmas; No período da tarde do dia 16 de março, o grupo de trabalho será da Escola de Saúde Pública e Superintendência de Gestão de Pessoas. No dia 17, será a vez da Superintendência de Vigilância em Saúde e MT-Laboratório. Nos dias 19,20 e 23 de março, a reunião de trabalho será entre a Superintendência de Atenção a Saúde, Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Coordenadoria Estadual de Transplantes, Samu 192, MT-Hemocentro, MT-Laboratório, Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea, Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais, Cento Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade e Auditoria Geral do SUS.
No dia 24 de março, a reunião será entre o Conselho Estadual de Saúde, Superintendência de Articulação Regional, Superintendência de Planejamento e Orçamento, Conselho Intergestor Bipartite e Ouvidoria do SUS. Todas as reuniões serão em período integral e acontecerão na Escola de Saúde Pública e Escola de Governo. Ingrid Botelho mencionou que a participação de todos é fundamental nessa etapa do processo. “O Plano Estadual de Saúde deve ser um trabalho participativo, devendo conter todas as informações necessárias para o estabelecimento correto de metas, ações e prioridades da Saúde para os próximos anos. Ingrid Botelho informou ainda que a data prevista para finalização e encaminhamento ao Conselho Estadual de Saúde para sua aprovação será no dia 14 de abril”, finalizou a superintendente.