O Sistema Autonômo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Lucas do Rio Verde está intensificando os trabalhos de conscientização junto aos moradores, com a finalidade de reduzir a produção de lixo no município, considerada alta. Uma das alternativas é a separação do lixo reciclável.
De acordo com o coordenador do SAAE, Daltro Sérgio Figur, atualmente cerca de 60 toneladas de material reciclável são recolhidas por mês em Lucas do Rio Verde e esta quantidade está aumentando. O recolhimento é feito por cerca de 15 coletadores, que vendem o material.
Outra medida que está sendo implantada é a cobrança da taxa de lixo. Figur ressalta que a cobrança da taxa, que já está aprovada, mas ainda não é executada, será definida juntamente com os moradores. “Não queremos impor a taxa, mas defini-la de acordo com a declaração de cada morador”, acrescenta.
Nos últimos dias o SAAE fez uma pesquisa nas residências e cada família declarou a quantidade de lixo que produz diariamente. Pela tarifa, o munícipe pagará R$ 1,5 por cada 10 litros de lixo produzidos. Para os comerciantes a tarifa será calculada por uma tabela diferenciada e poderão pagar até R$ 500 ao mês.
Atualmente o SAAE recolhe 30 toneladas de lixo por dia, o que corresponde a produção de um quilo de lixo por habitante diariamente.