Está marcada para terça-feira (10) a visita do ministro da Pesca, Marcelo Crivela, a Mato Grosso, no município de Nortelândia (região de Diamantino) para assinar o convênio do projeto de piscicultura que atenderá cerca de 500 famílias, de 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Bacia do Alto Rio Paraguai.
De acordo com o prefeito, Neurilan Fraga, serão investidos R$ 16,5 milhões em treinamento de produtor, assistência técnica, alevinagem, fábrica de ração, frigorífico de peixe e postos de comercialização do pescado. O projeto, segundo o prefeito, pode representar a consolidação do desenvolvimento social e econômico da cidade. “Isso vai impulsionando a economia e transformar a vida das pessoas. Estamos trabalhando numa cadeia promissora que vai nos abrir o mercado nacional e internacional para exportação de peixe industrializado”, disse, por meio de assessoria.
Ao todo, 400 tanques serão feitos. Além de 100 kits, de tanque rede, no frigorifico. Também é estimada a geração de 200 empregos diretos nas unidades de produção.
O consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Bacia do Alto Rio Paraguai é composto pelos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Santo Afonso, Nova Marilândia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra, São José do Rio Claro e Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Nova Maringá.