O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitará o Jardim Botânico, esta tarde, arena da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá. Ele receberá ainda, de líderes indígenas nacionais e internacionais, a proposta de realização dos Jogos Mundiais Indígenas, em 2015. Falará também da importância social e esportiva dos Jogos Indígenas e a relevância dos índios para a formação da sociedade brasileira.
Os Jogos, que começaram no último dia 8 e vão até dia 16, são uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e realizados com o apoio do Ministério do Esporte. A edição deste ano reuniu cerca de 1,6 mil índios representantes de 48 etnias brasileiras. A participação vai superar o recorde da última edição, em Tocantins, em que 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença. Foram convidados também 16 países das Américas, incluindo o Canadá e a Guiana Francesa.
Os atletas foram divididos em dez modalidades esportivas: canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora, natação/travessia e futebol.