PUBLICIDADE

Ministro nega pedido e mantém afastados conselheiros do TCE

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, indeferiu nesta terça-feira o pedido de extensão da decisão da 2ª Turma da Corte Suprema que garantiu o retorno do conselheiro Valter Albano ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), concedida em agosto passado. Os demais conselheiros afastados Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Valdir Teis e Sérgio Ricardo buscavam o mesmo benefício, mas tiveram o pedido indeferido. Com isso, eles permanecem longe das funções.

Caso fosse concedido o retorno dos conselheiros às devidas funções, apenas Sérgio Ricardo não voltaria ao cargo porque existe duas decisões judiciais para mantê-lo afastado. Além da mesma acusação que pesa contra todos afastados de suposta propina cobrada do ex-governador Silval Barbosa, ainda contra Sérgio há suspeita de comprar a sua vaga no TCE.

Os 5 conselheiros foram entregues pelo ex-governador Silval Barbosa, sob delação premiada, durante a 12ª fase da Operação Ararath, denominada Malebolge, deflagrada no dia 14 de setembro de 2017. Eles são acusados por corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com as investigações, o então presidente do TCE, José Carlos Novelli, teria condicionado a continuidade das obras da Copa do Mundo de 2014 ao pagamento de R$ 53 milhões em propina para os conselheiros.

Em fevereiro deste ano, o STJ já havia negado o retorno dos conselheiros ao cargo. Na época, o relatório apontava que a Polícia Federal ainda estava realizando investigações sobre a suposta propina paga por Silval Barbosa aos membros do Tribunal de Contas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata ‘superfaturamento’ em obras inacabadas em município de Mato Grosso

O Ministério Público Estadual, por meio da promotoria de...

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por todos os crimes

Com o voto de Cármen Lúcia, a 1ª Turma...

Vice-presidente Alckmin vai a Sorriso para encontro com prefeitos

O vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria...
PUBLICIDADE