O presidente Lula ficou muito irritado com vazamento de conversa reservada ele e a primeira dama Janja da Silva tiveram, na última 3ª, com presidente da China, Xi Jinping, sobre a rede social Tik Tok. O G1 noticiou que Janja criticou a rede e criou climão durante o jantar. Lula reagiu e declarou que foi ele quem levantou o tema e que não houve constrangimento.
Hoje de madrugada, no retorno ao Brasil, no avião presidencial, Lula reuniu os ministros que estavam no jantar e, segundo a jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, deu uma ‘prensa geral’ considerando ‘muito grave’ e quebra de confiança, ‘deslealdade’, o vazamento da conversa com o presidente chinês para a imprensa.
Bergamo noticia que estavam no jantar Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Rui Costa (Casa Civil). Rui estaria sob suspeita de vazar a conversa. A colunista da Folha relata que o mato-grossense “Carlos Favaro admitiu que falou com um repórter, mas o profissional já estava com a história apurada e só queria checar detalhes. Disse que não colaborou com a reportagem”. Rui Costa ficou em silêncio. Outros ministros negaram que falaram com a imprensa.
Na reportagem do G1, é informado que Janja afirmou ao presidente chinês que o Tik Tok “representava um desafio em meio ao avanço da extrema direita no Brasil. Para ela, o algoritmo favorece a direita” e que “nas palavras de um ministro, ninguém entendeu “nem o tema nem o pedido” para falar em um encontro em que não havia falas previstas”.