sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro garante extensão e diz que Lucas do Rio Verde será grande entroncamento ferroviário do Brasil

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: reprodução/assessoria)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse, durante entrega da 500ª locomotiva fabricada pela indústria nacional, em Contagem (MG), que autorizará extensão das três ferrovias até Lucas do Rio Verde e que o município será o “grande entroncamento ferroviário do Brasil”.

O ministério da Infraestrutura já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias e serão utilizados na ampliação da malha.  “A primeira autorização que vamos dar será a extensão da Ferronorte de Rondonópolis para Lucas do Rio Verde. A agência já está informada disso, colocamos isso como prioridade. Imagino que Lucas vai ser um grande entroncamento ferroviário do Brasil de onde vai nascer a Ferrogrão chegando até Miritituba (PA). A Ferronorte passando por Rondonópolis, Aparecida do Tabuado (MS) onde se liga a malha paulista e a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) que vai começar em Lucas do Rio Verde e vai terminar em Ilhéus (BA)”. 

O setor ferroviário brasileiro vai tomar um grande impulso. Nosso desafio que era reequilibrar a matriz de transporte, nós estamos indo bem, estamos plantando e quem vai colher será o Brasil. Nossas projeções mostram que aquilo que está sendo desenhado, hoje, vai fazer com que a participação da ferrovia saia dos acanhados 20% e vá a 36% em 2035. Se a gente tiver um inclemente de autorização provavelmente vamos chegar perto dos 40%. Não vamos ficar devendo para país nenhum desenvolvido do mundo”, emendou o ministro. 

A Ferronorte, por exemplo, tem a principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) e a articulação e levar os trilhos até Cuiabá e em seguida a Lucas. A Ferrogrão, no projeto do governo federal, de companhias  do agronegócio, ligará Itaituba (PA) até Sinop (cerca 1,1 mil km) e na segunda etapa a Lucas do Rio Verde (mais 150 km). O governo federal planeja fazer a concessão para a iniciativa privada ainda este ano. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE