Depois do anúncio de que o ex-deputado federal Roberto Dorner assumiria a presidência do PSD em Mato Grosso, prefeitos do partido, que se reuniram para discutir a medida, tiveram um encontro com o presidente da executiva nacional da sigla, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para solicitar participação na direção estadual.
O PSD é o partido com maior número de prefeitos em Mato Grosso, sendo responsável pelo executivo de 40 municípios. Liderados pelo presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), um grupo se reuniu com Kassab, na última terça-feira, em Brasília.
Durante o encontro, o presidente nacional definiu que mandará para Mato Grosso, nos próximos dias, uma comissão especial para definir os rumos do partido no Estado. Aos prefeitos, Kassab assegurou a participação na direção. “Ele colocou com muita clareza que os prefeitos estarão participando dessa discussão e farão parte da nova direção’, declarou Fraga. Em contrapartida, o presidente da AMM garantiu que os chefes de executivo não deixarão a sigla.
Como o mandato do atual presidente do diretório estadual do PSD, o ex-vice-governador Chico Daltro, se encerra em 30 de junho, os trabalhos da comissão especial enviada por Kassab devem se encerrar antes desse período. Fraga deve reunir prefeitos, presidentes de diretórios e comissões provisórias dos municípios, lideranças partidárias e deputados estaduais da sigla com a comissão especial para discutir a sucessão.
Apesar da alteração de ânimos causada pelo anúncio da escolha de Dorner, sem prévia discussão, Fraga explica que não houve nenhuma imposição por parte da executiva nacional. De acordo com o prefeito, Kassab explicou que não fez antes esse trabalho de enviar uma comissão a Mato Grosso para discutir o assunto porque o partido passava por um momento delicado, tendo em vista a prisão do ex-deputado estadual José Riva (PSD), fundador da sigla no Estado.