O ministro dos Transportes, Cesar Borges, anunciou hoje que o primeiro lote de ferrovia a ser leiloado, dentro do programa de concessão, é da FICO – Ferrovia Centro-Oeste- que fica entre Lucas de Rio Verde e Campinorte (GO), com 883 quilômetros de extensão. “Se o tribunal (Tribunal Contas da União) aprovar este ano, lá para o mês de fevereiro vamos ter condições de fazer já o edital entre Lucas do Rio Verde a Campinorte”, destacou. Lucas terá um terminal de cargas.
Ele disse que o ministério está se esforçando para atender os requerimentos de informações, estudos e projetos cobrados pelo TCU, e esclarecer qualquer tipo e dúvida, para viabilizar a realização do primeiro leilão de ferrovia no início de 2014.
Ainda não foram adiantados valores e prazos para a empresa, ou consórcio de empresas vencedoras, iniciar a construção. O projeto prevê que a ferrovia “chegará” até Porto Velho (Rondônia), onde está o porto, para escoar grãos, carne, madeira e demais produtos, reduzindo o tempo de transporte e trazendo economia aproximada de 35% no frete, o que vai agregar mais valor para os produtores.
A extensão total projetada da FICO é de 1,065 mil km e cerca de 13 km de pontes com investimentos de R$ 6 bilhões. Em Mato Grosso o trem vai passar por 9 municípios: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho.