sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro diz que contrato da ferrovia que passará por Lucas e municípios do Araguaia será assinado este ano

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Lia de Paula/arquivo)

O ministro de Infraestrutura, Tarcício Gomes Freitas, adiantou, pouco antes de embarcar em Brasília com destino a Rondonópolis, que ainda este ano o contrato para início das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que num primeiro momento vai integrar a Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO) a Água Boa, será assinado.

“Indo ao Mato Grosso, onde visito o terminal ferroviário e as obras da travessia urbana da BR-364 em Rondonópolis (conclusão este ano); e participar de audiência sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) em Água Boa (assinaremos contrato este ano) FICO integra o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul”, declarou o ministro nas redes sociais.

Antes, em suas declarações, o ministro colocava a assinatura no condicional, dizendo que a intenção era assinar este ano e começar as obras em 2020, com estimativa de três anos para conclusão dos trabalhos.

Conforme Só Notícias já informou, Tarcísio Gomes Freitas vem hoje a Mato Grosso para visitas em Rondonópolis e Água Boa. A programação começa pela manhã em Rondonópolis com visitas ao terminal ferroviário da empresa Rumo, que já opera na região, e também nas obras de duplicação da BR 364/163. À tarde, a comitiva segue para Água Boa, no Araguaia, onde será realizada uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura das rodovias federais e estaduais do trecho de 383 quilômetros da FICO.

A FICO é um dos projetos de ferrovias mais adiantados em Mato Grosso. Ao todo, o projeto prevê a construção de 1.641 quilômetros de trilhos. Ela nasce em Campinorte (GO) onde se liga com a Ferrovia Norte-Sul e, no primeiro trecho, chega até Água Boa num percurso de 383 quilômetros. Para um segundo momento, planeja-se a construção de 518 de Água Boa até Lucas do Rio Verde e uma última etapa de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE