quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro diz a reitores de universidades de MT que pode ‘descongelar’ recursos no 2º semestres

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, e os reitores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian de Paula, e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, participaram, hoje, de audiência com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a bancada de deputados e senadores de Mato Grosso além de dirigentes de instituições públicas de ensino superior do Estado. Eles trataram dos impactos do contingenciamento de 30% no orçamento universitário. O ‘bloqueio’ dos recursos, cerca de R$ 34 milhões para a UFMT, deve comprometer andamento de projetos.  Após apresentar um diagnóstico da UFMT e sua importância, a reitora disse que o encontro com o ministro foi positivo porque ele sinalizou a possibilidade de reversão do corte no segundo semestre, se houver aumento na arrecadação do governo federal.

Ficou decidido o encaminhamento de todas as demandas das instituições para o coordenador da bancada de Mato Grosso, deputado federal Neri Geller.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, acompanhou o encontro porque a prefeitura mantém seu planejamento para instalação da UFMT em Lucas e o contingenciamento pode atrapalhar os investimentos para concretizar o projeto. Para Binotti, “há um entendimento de que governos anteriores também fizeram contingenciamento porém, neste momento, há um maior tumulto quanto ao entendimento para isso. Acredito que assim que destravar a questão da previdência, vai ser aos poucos liberado esse recurso porque vai haver também essa economia na previdência”, disse, através da assessoria.

O senador Jayme Campos, os deputados Neri Geller, Emanuel Pinheiro Neto e Rosa Neide Sandes participaram do encontro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE