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Ministro deve apresentar cronograma para retomada de obras na BR-163 em Mato Grosso

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O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, deverá apresentar, amanhã, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, um cronograma de investimentos em logística para este ano. Principalmente em relação as obras de recuperação e duplicação da BR-163, no trecho de responsabilidade do governo federal – entre Rondonópolis e Posto Gil – que se encontram paralisadas. “Há uma apreensão muito grande de todos para saber quando essas obras serão retomadas”, disse o senador Wellington Fagundes (PR), autor do requerimento de convocação do ministro.

Há várias semanas, Fagundes manifesta grande preocupação com a demora na liberação dos recursos necessários ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para evitar a paralisação das obras. “Estamos vivendo uma situação preocupante e que atinge diretamente a população e, sobretudo, os usuários da rodovia. Então, é  muito importante que haja uma grande participação popular nesse debate” – disse o senador, ao convocar a sociedade a acompanhar os debates pela TV Senado e Rádio Senado ou ainda pelas redes sociais.

O Ministério dos Transportes é responsável pela formulação, coordenação e supervisão das políticas nacionais para o setor, a participação no planejamento estratégico, a elaboração de diretrizes para a sua implementação e a definição das prioridades dos programas de investimentos. Para ampliar a efetividade das ações, o Ministério desenvolve programas e projetos que funcionam como ferramentas para o próprio órgão e autarquias vinculadas.

Nesse sentido, além de discutir o calendário de obras, o ministro dos Transportes deverá ainda tratar sobre o  Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal. O programa foi criado com o objetivo dotar o país de um sistema de transporte adequado às dimensões do Brasil. “Dois anos após sua implantação, é de extrema relevância que sejam detalhados os principais avanços e as dificuldades para seu implemento”.

A pauta da audiência também inclui as Concessões Públicas, que buscam elevar os investimentos em infraestrutura de transportes, no sentido de ampliar e modernizar a malha logística, tendo como contrapartida tarifas acessíveis. Wellington destacou que cabe ao Ministério reforçar a capacidade de planejamento do Estado e promover a integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, juntos às cadeias produtivas. ”Desse modo, é importante que sejam apresentados os avanços do programa de concessões em todo país, anunciando ações para os próximos anos”.

O  Plano Nacional de Logística e Transportes, que tem por objetivo formalizar e melhorar as análises contidas no planejamento de intervenções públicas e privadas na infraestrutura e na organização dos transportes, será também discutido na Comissão de Infraestrutura. “São segmentos importantes e que precisamos discutir, pois temos um Estado carente de logística”.

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