O ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República e um dos mais influentes entre os petistas e a presidente Dilma Rousseff, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não fez cerimônia quanto perguntado sobre a possibilidade do juiz federal Julier Sebastião da Silva deixar a Magistratura e ingressar no mundo político. “Ele é bem vindo será um grande quadro para a política de Mato Grosso e do Brasil”, frisou Carvalho.
Para o ministro o projeto agrada tanto a cúpula partidária quanto a presidente Dilma Rousseff que vê o nome de Julier com bons olhos para reforçar sua posição de candidata a reeleição, principalmente em redutos que os petistas sempre encontraram resistência nas eleições anteriores e também na última disputa em 2012 para a prefeitura de Cuiabá quando o prefeito Mauro Mendes (PSB) derrotou o petista Lúdio Cabral que na reta final contou com a presença de Lula em seu palanque, diversos ministros e até uma gravação da própria presidente Dilma Rousseff.
Gilberto Carvalho confirmou a conversa mantida recentemente em Brasília com Julier e alguns petistas de Mato Grosso que sonham com a possibilidade de ter um nome a altura da disputa pelo Governo do Estado.
Mesmo convicto de que as chances de ter Julier são grandes, Gilberto Carvalho foi cauteloso ao defender que o magistrado caso ingresse na política opte por um partido da base aliada, ou seja, evitando que ele possa engrossar as fileiras da oposição que viu nas últimas manifestações das ruas uma rica oportunidade para pontuar e arrancar votos da máquina petista que já se perpetua no poder central há quase 12 anos, oito anos com Lula e quase quatro com a presidente Dilma que mesmo em momento de dificuldade política nunca perdeu a preferência do eleitorado.
“A trajetória de Julier o credencia a pleitear cargos eletivos e mesmo sendo um futuro debutante tem amplas e consideráveis chances de se sagrar vencedor no próximo ano”, reforçou Gilberto Carvalho, sempre acompanhado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) que nos bastidores vê como importante para o arco de alianças ter um nome da estirpe de Julier Sebastião da Silva, mas prefere que o mesmo venha para as fileiras do PMDB e dê continuidade ao seu governo.
O ministro reforçou que suas palavras reproduzem uma opinião pessoal e que cabe ao partido o PT oficializar um convite para que o magistrado caso entenda se filie e disputa as eleições. Carvalho assinalou ainda que por ser magistrado e ter a sua disposição brechas na legislação eleitoral, Julier tem que permanecer até o último momento para então decidir sobre suas pretensões político eleitorais. “Temos um namoro antigo e tenho certeza de que o PT no momento certo formalizará convite para Julier”, explicou o ministro Gilberto Carvalho.