PUBLICIDADE

Ministra fala sobre desmatamento em audiência pública

PUBLICIDADE

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará na Câmara para avaliar o desmatamento da Floresta Amazônica e explicar o Plano de Prevenção e Controle na Amazônia. A ministra é convidada das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
O debate, marcado para as 10 horas, no plenário 2, foi solicitado pelos deputados João Alfredo (PT-CE), Leonardo Monteiro (PT-MG), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Abicalil (PT-MT).
     
Os deputados destacam a preocupação com o índice crescente de desmatamento na Amazônia, apesar da implantação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2003 a 2004, a floresta perdeu 26.130 km² (área maior do que o estado de Alagoas), um aumento de 6,23% em relação ao período anterior.
     
Entre 2001 e 2002, o Inpe havia detectado, a partir do estudo de imagens de satélites, o desmatamento de cerca de 25.500 km² na Amazônia Legal, 40% a mais do que a medição anterior. Esses números só perdem para o que foi registrado em 1995, quando foram derrubados 29.059 km². O município de Nov Ubiratã, no Nortão, teria sido um dos que mais desmatou nos últimos meses.
     
Os dados do instituto apontam que 17,3% da floresta já foram destruídos.
No início de junho, a Polícia Federal prendeu cerca de 100 pessoas por extração ilegal de madeira – inclusive funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) –, que falsificavam autorizações para permitir o desmatamento da Floresta Amazônica. A ação policial ficou conhecida como Operação Curupira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE