PUBLICIDADE

Ministério veta e Estado não poderá mudar sistema de transporte

PUBLICIDADE

O governo de Mato Grosso não poderá realizar a troca de projeto de Bus Rapid Transit (BRT) para o Veículo leve sobre trilhos (VLT). A decisão é do Ministério das Cidades, que informou oficialmente o veto a qualquer mudança nos projetos sobre as obras de transportes públicos nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, já aprovados anteriormente. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, além de Cuiabá, Salvador (BA) também pretendia alterar o projeto de BRT para o VLT.

Como o dinheiro para o financiamento da obra vem da Caixa Econômica Federal (CEF), é necessário o aval do ministério para a troca do projeto. Caso contrário, o Estado deveria arcar com todos os custos da contrição do modal de transportes sozinho. Segundo a reportagem, os projetos para a implantação do VLT são mais caros e as obras não ficariam prontas até a realização do evento. Ao contrário do BRT, que em Mato Grosso já tem o projeto pronto e entregue a Caixa, além dos estudos de desapropriações e corredores já iniciados.

“Segundo o ministério, serão seguidas as orientações do governo dadas pela presidente Dilma Rousseff em reunião com governadores e prefeitos neste ano: as obras devem estar contratadas até dezembro próximo e finalizadas até dezembro de 2013. De acordo com o ministério, também ficou acertada a manutenção dos modais estabelecidos na chamada Matriz de Responsabilidade Ðplanilha de planejamento das obras para a Copa.”, aponta trecho da reportagem.

Pelas contas divulgadas, a construção do BRT ficaria em torno de R$ 500 milhões, enquanto o VLT custaria cerca de R$ 1,1 bilhão. No entanto, o governo afirma que as desapropriações oriundas do BRT acabariam encarecendo a obra, o que no VLT este procedimento seria menos oneroso ao Estado.

Leia a reportatem da Folha aqui.

Leia mais
BRT deve ser oficializado por Silval Barbosa em dez dias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso tem dois novos locais de votação para as eleições

O eleitorado de Sorriso passa a contar com dois...

Governo de MT não manda projeto da RGA dos servidores e Assembleia adia votação

A sessão na Assembleia Legislativa foi encerrada, há pouco,...
PUBLICIDADE