PUBLICIDADE

Ministério sinaliza favorável à proposta de incentivos para produtores não desmatarem

PUBLICIDADE

O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM), se reuniu com o secretário-adjunto do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, em Brasília, e falou do projeto de termo de cooperação técnica que está sendo firmado com o Governo do Estado, por meio da Sema e com a Ong TNC. Ele também solicitou uma medida de compensação aos proprietários por serviço prestado ao meio ambiente.

Capobianco disse que a questão ambiental é sempre um tema de muitos questionamentos. Ele disse que se não for tomada nenhuma medida quanto ao desmatamento desordenado, terá serias conseqüências do controle. Ele afirmou que a ministra Marina Silva está estudando junto com técnicos ambientais um programa nacional de incentivos produtivos pela redução do desmatamento. “Com isso estaremos reconhecendo por uma média história, quem emitiu menos gás carbônico terá um incentivo financeiro”, afirmou reiterando que o incentivo contará com recursos nacionais e internacionais.

O prefeito de Feliz Natal, Manoel Messias, disse que o município é formado por pequenas propriedades e a falta de incentivo tem provocado o êxodo rural. “Conseqüentemente essa evasão tem refletido na economia do município, pois, sem condições de trabalho, os produtores não querem ficar”, enfatizou o prefeito.

Segundo o prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo, o município possui, aproximadamente, 300 famílias reunidas em pequenas propriedades e estão sofrendo com a falta de uma política de incentivo. “Acredito que a Sema, o Ibama e outros órgãos competentes deveriam fazer um acordo com os colonizadores”, defendeu.

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, explanou ao secretário-adjunto a ação das Ong’s, que tem feito um trabalho radical na região sem traçar um diálogo entre os produtores. “O governo tem que se alertar para o papel do produtor no mercado econômico do país. Com isso tem que haver um incentivo compensatório e uma valorização do setor”, disse Galvan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Só Notícias é homenageado no Senado por seus 25 anos de fundação; assista

O senador Jayme Campos (União) homenageou Só Notícias, ontem...

Sinop deve ampliar cinco escolas com espaços modulares; R$ 6 milhões

A prefeitura de Sinop homologou registro de preços no...
PUBLICIDADE