PUBLICIDADE

Ministério Público está investigando superlotação na UPA por falta de vagas no regional em Sinop

PUBLICIDADE

O promotor de Justiça Pompilio Paulo de Azevedo Silva Neto determinou abertura de um inquérito civil público para investigar a internação irregular de pelo menos 30 pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta da demora na regulação e transferência por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para unidades hospitalares do Estado.

Consta no documento, que o promotor considerou que a UPA não possui capacidade técnica operacional e estrutural para atender a demanda, colocando em risco a saúde dos pacientes. A portaria foi publicada no dia 17 deste mês, após o prefeito em exercício, Gilson de Oliveira, e o ex-secretário de Saúde, Arnaldo Barbosa de Sousa Catelan e vereadores entregarem ao Ministério Público um pedido de intervenção junto ao Estado para cobrar providências quanto as vagas para internação de pacientes no Hospital Regional.

Em resposta ao promotor, o Instituto Gerir, que administra a unidade hospitalar apontou em março, “que a taxa de ocupação se manteve sempre superior a 100%. Além disso, só serão admitidos pacientes da UPA, se e somente se, houver disponibilidade de leito na data da solicitação. Em caso de 100% dos leitos ocupados, só serão admitidos pacientes advindos do Corpo de Bombeiros e da Rota do Oeste”.

Conforme Só Notícias já informou, o governo de Mato Grosso anunciou que irá ampliar a oferta de leitos de enfermaria no Hospital Regional em Sinop. De imediato, foi autorizado ao Instituto Gerir a abertura de 18 novos leitos e a expectativa é de que até o mês de julho a unidade esteja operando com a sua capacidade máxima de 115 leitos. As informações foram repassadas à prefeita de Sinop, Rosana Martinelli durante uma reunião com os secretários do Gabinete de Governo, Domingos Sávio, da Casa Civil, Júlio Modesto, e o assessor especial da Secretaria de Saúde, Wagner Simplício, em sede do governo em Cuiabá, no dia 18 deste mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE