PUBLICIDADE

MEC anuncia criação do câmpus da UFMT em Lucas do Rio Verde; aulas em 2026 com 4 cursos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 22:02h)

O Ministério da Educação anunciou hoje a instalação do novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde. O novo campus deve começar a funcionar em março de 2026.

A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras – português e inglês. O secretário-executivo, Leonardo Barchini explicou que o ato de autorização do campus inicia as tratativas para a implementação da estrutura. Barchini detalhou que a prefeitura doará um terreno para as instalações e que a construção será de responsabilidade da pasta.

“Precisamos agora fazer um pacto entre nós três, Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas, agora, a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O ministério vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025”, afirmou.

O prefeito Miguel Vaz lembrou a luta pela instação do campus e disse que “a surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos”.

Também participaram da cerimônia, em Lucas, o governador Mauro Mendes, o ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reitora da UFMT, Marluce Souza, o presidente da câmara, Airton Callai, dentre outras autoridades.

O ministério anunciou que investirá R$ 5,5 bilhões na educação superior destinados à consolidação e à expansão das universidades e dos hospitais universitários federais. Com o montante, serão criados dez campi universitários e oito novas unidades hospitalares nas cinco regiões do país.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara restabelece voto secreto em PEC da Blindagem

A Câmara dos Deputados restabeleceu, hoje, o voto secreto...
PUBLICIDADE