O senador Jonas Pinheiro, que está na metade do seu segundo mandato no Congresso Nacional, admitiu que pode novamente se licenciar do mandato para acomodar politicamente o ex-deputado estadual Jorge Yanai (DEM), seu segundo suplente. Ele frisou que este entendimento está sendo costurado, mas dependeria mais do empresário e 1º suplente, Gilberto Goellner, que no ano passado ocupou a vaga de senador por 120 dias. “Se o Gilberto não tiver impedimento nem restrições, será possível e viável uma nova licença”, especulou o próprio Jonas Pinheiro que neste final de semana estará em Sinop.
De olho na sucessão municipal deste ano, abrir mão de quatro meses de mandato para o médico Jorge Yanai pode funcionar como uma catapulta no seu nome para despontar como favorito a sucessão do prefeito Nilson Leitão (PSDB) ,que tem compromisso de apoiar um candidato do Democrata no mais importante município do médio norte de Mato Grosso.
Jonas Pinheiro sinaliza que o partido tem bons nomes na disputa para o Executivo municipal, mas acentua que um mandato de senador da República pode dar o fôlego que um nome como Yanai espera, até porque a legislação eleitoral não impede que um senador dispute o mandato de prefeito no exercício do cargo.