PUBLICIDADE

Mauro se reúne com presidente do Tribunal de Justiça e deve discutir redução do duodécimo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

O governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), se reúne, esta tarde, com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos. O encontro está marcado para às 14h30 na sede do Poder Judiciário e o futuro gestor estadual espera a presença do presidente eleito do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que ainda não confirmou se participará. A pauta da reunião não foi divulgada, mas um dos principais assuntos a serem tratados deve ser a redução do duodécimo pretendida por Mendes.

Duodécimo é o repasse institucional, proporcional à arrecadação, que o Executivo faz para os poderes Judiciário (incluindo Ministério Público e Defensoria Pública) e Legislativo. Desde a campanha eleitoral, Mendes tem declarado que pretende reduzir o valor dos repasses como alternativa para diminuir os gastos da máquina estatal.

No entanto, o governador eleito tem sofrido resistência. O atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que deve disputar a reeleição, tem declarado que não aceita a redução e prega respeito às instituições. Botelho vai além e fala em cobrar de Mendes os valores residuais atrasados pelo governador Pedro Taques (PSDB).

Da mesma forma, o presidente eleito do tribunal, Carlos Alberto, tem refutado a redução do duodécimo, congelado em R$ 1,16 bilhões desde 2016. Na avaliação do desembargador, o valor é o mínimo para manter os trabalhos do Judiciário em Mato Grosso.

Para amanhã é previsto o primeiro encontro entre Mauro e o governador Pedro Taques após as eleições e deve ocorrer no Palácio Paiaguás para tratar da transição, situação financeira e orçamento de 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-prefeito assume direção do SAAE em Lucas do Rio Verde

O empresário Paulo Nunes assumiu hoje a diretoria do...

Homologada licitação para construir nova prefeitura de Sinop; R$ 82 milhões

A prefeitura homologou a licitação destinada à contratação de...

Obras de hospital universitário em Mato Grosso estão 80% concluídas

O governo de Mato Grosso atualizou o andamento das...
PUBLICIDADE