terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro se reúne com embaixadores e apresenta potencialidades econômicas e ambientais de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O trabalho do governo de Mato Grosso para produzir de forma sustentável e combater os crimes ambientais foi destacada pelos embaixadores Todd C. Chapman (EUA), Heiko Thoms (Alemanha), Peter Wilson (Reino Unido) e Ignácio Ybanez Rubio (União Europeia) durante encontro com o governador Mauro Mendes, esta manhã, no Palácio Paiaguás. O governador apresentou as potencialidades econômicas e ambientais do Estado, ressaltando que Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país e consegue manter 62% do território totalmente preservado, tendo mantido o compromisso de desmatamento abaixo de 1.788 km² anuais, em cumprimento ao acordo firmado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP23) em 2017.

“Nós temos uma consciência muito clara da importância que o meio ambiente tem para nós. Muito mais do que a imagem que precisamos ter perante os consumidores daquilo que produzimos, entendemos que a sustentabilidade é uma das principais políticas que a humanidade precisa adotar. E aqui em Mato Grosso acreditamos que a preservação já está trazendo benefícios muito grandes. Somos umas das poucas regiões do planeta que produz tantos alimentos, e preservando. Temos o dever de preservar, e esse é um interesse comum das nações”, afirmou Mendes, ao citar que o desmatamento ilegal reduziu 85% na média histórica de 2004 a 2020.

De acordo com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, o governador demonstrou que hoje Mato Grosso “valoriza a sustentabilidade”. “Já temos empresas que investem aqui e também queremos investir em desenvolvimento sustentável, em parceria com o Estado. O programa REM é muito importante, porque é um valor que vai diretamente aos produtores parceiros”, declarou, ao mencionar o programa que recebe financiamento de outros países para auxiliar na conservação ambiental e redução do desmatamento ilegal.

O embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, afirmou estar “impressionado” com o trabalho desempenhado pelo Governo de Mato Grosso. “Mato Grosso é um estado muito produtivo, mas ao mesmo tempo dá muita atenção ao meio ambiente. Esse modelo sustentável de investir é uma grande prioridade. Temos projetos bilaterais que os EUA e os outros países estão desenvolvendo com Mato Grosso, que são de extrema importância, porque temos que proteger o meio ambiente para as futuras gerações”, destacou.

De igual forma, o embaixador da União Européia no Brasil, Ignácio Ybanez Rubio, falou sobre os projetos do Estado no âmbito da sustentabilidade, envolvendo a parte econômica, social e ambiental. “Tivemos uma ótima conversa com o governador e queremos fazer parcerias. A primeira visão foi positiva, porque o governador tem compromisso de lutar contra o desmatamento ilegal e mostrou que há trabalho para fiscalizar e punir quem comete o desmatamento ilegal. Hoje o mercado que compra carne, soja, madeiras e outros tipos de produtos sempre querem saber a origem, e precisamos assegurar que não há desmatamento ou atividade ilegal envolvida”, pontuou.

Também participaram do encontro os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), e Rogério Gallo (Fazenda).

As informações são da secretaria de Comunicação Social do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretário apresenta na Espanha plano de Educação de Mato Grosso para 10 anos

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, apresentou, ontem,...

Morre presidente de câmara de Jaciara

O vereador e presidente da câmara municipal de Jaciara,...

Matupá investirá R$ 1,1 milhão em novos equipamentos

A prefeitura vai licitar, dia 20 do mês que...
PUBLICIDADE