O governador Mauro Mendes disse, ao Só Notícias, que dentro de dois anos e meio deve ficar pronto o Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, onde o governo do Estado aplicará, R$ 468 milhões, e será no mesmo eixo do VLT. O contrato com o consórcio construtor, que será responsável pela implantação, foi assinado semana passada.
“O prazo é dois anos e meio para ser concluído. Foi uma decisão importante na baixada cuiabana. Nós retornamos ao início em 2009 onde era o BRT e motivado pela corrupção mudaram para o tal do VLT. Propina foi cobrada e a corrupção foi praticada e o contrato foi rescindido. Agora, estamos restabelecendo a verdade porque é tão moderno quanto o outro e mais econômico, quanto para implantação quanto para o dia a dia do cidadão”, declarou Mauro, durante sua visita a Sinop.
A partir de agora, a empresa começa a detalhar os projetos básico e executivo da obra. Quando o projeto de determinado trecho for finalizado, ele será enviado para a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística e, após aprovação do projeto, as obras começarão efetivamente.
A empresa vencedora tem de seis a doze meses para elaborar os projetos, mas, nada impede que eles sejam apresentados e aprovados antes desse prazo. A licitação foi dia 17 de março. Após a fase de lances, a comissão permanente de licitação da secretaria estadual de Infraestrutura analisou toda a documentação apresentada pelo Consórcio, que cumpriu todas as exigências.
Como o BRT foi licitado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada, o consórcio vencedor será responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras no lugar do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) iniciado no governo de Silval Barbosa, em 2014, e até hoje não concluído devido ao alto valor e entraves jurídicos.
Dentre as intervenções, estão as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Será construído ainda viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.