quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro pede a ministro crédito de custeio para saúde e aumento no teto para atendimentos de alta complexidade

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Erasmo Salomão)

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentaram, esta tarde, a situação da saúde pública do Estado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitando aumento no teto financeiro de média e alta complexidades (Teto MAC) e “reivindicando uma melhor participação de Mato Grosso. Nós estamos abaixo da média per capita, comparado a outros Estados como Mato Grosso do Sul, Tocantins e Acre. Conversamos também com o ministro sobre a possibilidade de repactuação de PPIs (Programações Pactuadas Integradas), para aumentar as receitas em alguns convênios e programas”, informou o governador.

Eles propuseram ao ministro linha de crédito que possa permitir investimento de custeio “para que possamos enfrentar essa grave crise de pagamento as unidades hospitalares e fornecedores”.

Como um dos resultados da audiência, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, revelou que já na próxima semana deverá retornar ao ministério, com sua equipe de trabalho, para detalhar todas as demandas apresentadas pelo governo a Mandetta. “O ministro demonstrou uma pré-disposição em nos ajudar nessa reorganização, especialmente, na gestão hospitalar. Ele se prontificou em fazer um trabalho piloto no Hospital Metropolitano”, ressaltou, acrescentando que no retorno a Brasília será discutido algumas pactuações que estão em vigor e que estão subsidiadas com informações do ano 2008. “Será uma discussão mais ampla e com boas possibilidades de parcerias”, disse.

O ministério também deverá contribuir, de acordo com o secretário, com o Estado no aprimoramento do controle e melhoria da eficiência dos sistemas de computação.

A audiência foi acompanhada pelo senadores Jayme Campos (eleito) e Jose Medeiros, dos deputado Victorio Galli e Neri Geller.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE