sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro Mendes rebate críticas de sindicato e confirma que governo abrirá concurso na saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes confirmou, esta manhã, que o governo de Mato Grosso vai abrir concurso público na área da saúde, que não é realizado há 20 anos. O gestor, no entanto, explicou que o processo seletivo lançado no começo de janeiro deste ano, com 3,2 mil vagas para os hospitais regionais, será mantido, uma vez que servirá para atender à demanda do programa de cirurgias eletivas e outras áreas.

“Vamos sim fazer o concurso, mas para aqueles cargos necessários. Estamos preparando um trabalho de teste seletivo, conforme recomendou o Ministério Público, porque estamos ampliando muito as cirurgias eletivas e não temos gente para fazer isso. E o concurso pode demorar até um ano para finalizar, entre começar, publicar, seguir todas as fases e chamar todas as pessoas. E precisamos acelerar algumas ações da saúde. Por isso, estamos fazendo um teste seletivo para preencher, de maneira mais rápida, algumas vagas em alguns hospitais, para que com esses novos profissionais possamos ampliar nossos atendimentos na área de cirurgia eletiva e de outras áreas”, disse Mauro, em entrevista à rádio CBN de Cuiabá.

O governador também rebateu as críticas do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA), que, nesta segunda-feira, fez um ato de repúdio contra o processo seletivo e pela realização do concurso. “O que é bom para o sindicato, normalmente, ou não necessariamente, não é o que é bom para a população ou para a organização do serviço público. Estou lá como representante do cidadão. Fui eleito para cuidar bem do serviço público. A saúde em Mato Grosso nunca viu tanto investimento. Basta dizer que, neste momento, temos em Cuiabá dois grandes hospitais sendo construídos. Um é o Hospital Central, que ficou 34 anos parado, o que é uma vergonha. Já viu esse sindicato denunciando isso, cobrando veementemente? Eu, pelo menos, não vi. Se fez, recuou, ou não surtiu efeito”, afirmou o governador.

Mauro também aproveitou para lembrar outros investimentos que estão sendo feitos na área da saúde em Mato Grosso. “Tínhamos ali na estrada para Santo Antônio outra obra parada, de um grande hospital, que é o Júlio Muller. Estava parado desde 2013. Os dois foram retomados e vão atender a alta complexidade do Estado como um todo. Além disso, vamos construir mais quatro hospitais de médio para grande porte no interior (Alta Floresta, Juína, Confresa e Tangará). Estamos reformando os hospitais regionais de Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres e Colíder. Estamos fazendo um trabalho grande para organizar a saúde, no meio de uma pandemia. Foram dois anos de dificuldade e, mesmo assim, temos avanços importantes para mostrar à população”.

A abertura de concurso já havia sido confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, no final do ano passado. Na ocasião, o gestor revelou que Mauro já havia autorizado a abertura do certame e que o edital de licitação para contratação da banca organizadora já está sendo preparado.

“Já há uma decisão do nosso governo. O governador Mauro Mendes já autorizou e teremos, sim, o concurso na área da saúde em 2022. Estamos finalizando a preparação do edital para contratar a empresa para realizar, possivelmente, um dos maiores concursos da história deste Estado”, afirmou Gilberto.

O gestor também explicou que o governo do Estado já deveria ter lançado o edital, no entanto, a pandemia de coronavírus impediu a organização do concurso. “Esse sempre foi um desejo do secretário de saúde, mesmo antes de assumir o cargo. No diagnóstico que fiz, Mato Grosso tem 19 anos desde o último concurso na área da saúde. Fizemos, inclusive, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público nos comprometendo a realizar o concurso em um prazo de dois anos. Só que quando fizemos o TAC, nem imaginávamos que teríamos uma pandemia. E era impossível, em uma pandemia, fazer uma operação dessa magnitude”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...

Homem é preso suspeito de abusar da enteada de 11 anos em Sinop; irmã flagrou ato

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança,...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...
PUBLICIDADE