sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro Mendes diz que reforma da previdência está pronta e aguarda detalhes para encaminhar votação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Tcheló Figueiredo/arquivo)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse ontem, durante visita à Assembleia Legislativa, que a proposta de reforma da previdência está pronta e que as diretrizes principais estão aprovadas pelo Conselho da Previdência do Estado desde a metade do mês passado. O próximo passo, segundo o chefe do Executivo, é encaminhar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para o parlamento com a expectativa de estar aprovada até o final de maio.

Parte da reforma, que o governo considerou mais urgente, começou em dezembro do ano passado, quando a Assembleia aprovou a elevação da contribuição previdenciária de 11% para 14% depois de muita resistência por parte dos servidores públicos, que protestaram veementemente. Mauro Mendes disse entender que as dificuldades são naturais e que está preparado para novos enfrentamentos.

“[A reforma] Já foi aprovada no âmbito do Conselho do MT Prev e nós estamos finalizando as justificativas e os trâmites legais para entregar à Assembleia nos próximos dias. Dificuldades são naturais. Nada no Governo em 2019 foi fácil. Mas, ao final, o importante é a aprovação”, opinou Mauro Mendes.

A segunda parte da reforma deve estipular, entre outras coisas, os prazos de contribuição e as idades para aposentadoria. Apesar de enviar uma redação que considera adequada, Mauro Mendes disse respeitar as possíveis alterações a serem promovidas pelo parlamento e as classificou como “melhorias”.

“A Casa de Leis tem essa prerrogativa. O Executivo faz o projeto de lei, realiza os estudos técnicos, mas nós temos que submeter ao poder Legislativo, que é quem dá a última palavra. O Poder Legislativo ouve a sociedade, ouve os setores e o debate pode levar a melhorias e modificações”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE