segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro lança nesta 2ª mais uma etapa da operação contra crimes ambientais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria/arquivo)

O governador Mauro Mendes (DEM) realizará nesta segunda-feira, às 8h, o lançamento de mais uma etapa da Operação Amazônia – combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais, entre outros crimes ambientais. A solenidade ocorrerá no Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental., em Cuiabá.

A operação integra órgãos de defesa do meio ambiente e forças de segurança estaduais e federais para combate ao desmatamento ilegal, queimadas irregulares e incêndios florestais, aplicando a política do Estado de tolerância zero aos ilícitos ambientais.

A operação Amazônia é contínua, mas com o início do período da estiagem, em que o bioma Amazônia fica sob maior pressão de desmate ilegal, e ainda a emergência ambiental decretada no estado pela possibilidade de incêndios florestais, haverá reforço do efetivo e das ações de fiscalização.

Os principais instrumentos da operação serão o reforço das forças de Segurança, o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, a fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, o embargo de áreas, a apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

Integram a iniciativa as secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária, Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal Ibama.

A programação contará ainda com o Webinar Restauração de Ecossistemas, acolhendo o tema da década instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) até o dia 4 do próximo mês. As inscrições estão abertas pelo site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

As informações são da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE