PUBLICIDADE

Mauro lança aplicativo reforçando segurança de motoristas de aplicativos, caminhoneiros e taxistas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução - atualizada 11:12h)

O governador Mauro Mendes lançou, há pouco, o programa Vigia Mais Motorista, sistema on line que vai melhorar a segurança dos motoristas profissionais, de aplicativos, taxistas, caminhoneiros, mototaxistas e será conduzido pela secretaria estadual de Segurança Pública. Os profissionais vão se cadastrar e acionar sistema de segurança da Polícia Militar com a informação indo até a central e, em qualquer local que o motorista passar, estará sendo identificado e rastreado, pelas câmeras do Vigia MT, com georreferenciamento, para ação rápida para elucidar vítimas de assaltos e outros crimes.

Além do botão acionado pelo celular, o sistema também permite aos motoristas relatarem, por áudio, para a central de monitoramento e operações de enviar informações de casos suspeitos. O sistema permite o cadastro por palavras chaves, que cada motorista vai escolher e cadastrar, proporcionando maior sigilo.

O secretário de Segurança, Cesar Roveri, explicou que a solução foi construída pelo governo do Estado. “Nossa equipe desenvolveu esse sistema, usando o Vigia MT, usando base do botão de pânico” e aplicativos de segurança em escolas e começou com programa conceito e 50 motoristas que testaram o botão. “Foi uma solução própria da secretaria de Segurança”, “sem necessidade de licitação e contratação de empresa particular”. O secretário acrescentou que o aperfeiçoamento no sistema de segurança começou em abril após os assassinatos em série de três motoristas de aplicativos, em Cuiabá, que foram elucidados a partir do sistema de câmeras do Vigia Mato Grosso.

O governador Mauro Mendes disse que o programa é mais um importante avanço para “trazer um pouco mais de segurança para esses profissionais que trabalham muitas horas por dia” e que o governo estadual comprará mais 10 mil câmeras de segurança para serem instaladas em muitas cidades e criticou as gestões de Cuiabá e Várzea Grande que ainda não implantaram o sistema de segurança dos Vigia MT mesmo com Estado “doando as câmeras”. Mauro disse que estão sendo repassadas câmeras para instituições instalarem e ampliar área de cobertura. São 122 municípios que aderiram ao programa e aderiram ao Vigia.

Mauro também fez desabafo sobre determinados casos de violência ocorridos em Mato Grosso e outros Estados voltando a cobrar do Congresso Nacional leis mais rígidas para crimes de feminicídio, assassinatos, latrocínios, tráfico de drogas e demais. “Os índices de violência estão aumentando no país. É preocupante, está tomando proporção que chega a ser estarrecedor o que está acontecendo nesse país”. “A violência não só do crime organizado, mas as pessoas estão violentas, as pessoas estão se matando, crimes que acontecem de onde você menos espera que poderiam acontecer”, e “são tantos casos estarrecedores de pessoas que são aparentemente cidadãos comuns, de bem e que resolvem cometer crimes bárbaros”, ao mencionar como exemplo caso de mãe e filho (médico) que invadiram casa em Peixoto de Azevedo e mataram duas pessoas devido a desacordo comercial. O governador também voltou a criticar projeto para colocar câmeras de segurança em fardas de policiais e considera que isso não vai reduzir a criminalidade.

A presidente do sindicatos dos motoristas de aplicativos de Mato Grosso, Solange Menacho, mencionou os avanços na segurança para a categoria feitos na gestão de Mauro. “Lá atrás o senhor abraçou nossa categoria concedendo isenção do IPVA e agora implantando esse botão do pânico para reforçar nossa segurança”. “Foi solução muito rápida onde a categoria foi atendida com rapidez”, agradeceu

O deputado federal Nelson Barbudo elogiou os avanços nas ações de segurança feitos por sua gestão e a “agilidade na solução com esse botão” e “quando Estado tem gestão faz com economia” o sistema ser feito pela equipe do Estado. Botelho também reconheceu os avanços na segurança com o programa ‘Tolerância Zero’ que tem evitado invasões de terras no Mato Grosso.

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, disse que é uma medida “inédita, inovadora” e que o governo do Estado agiu com “presteza e eficiência” ao elogiar a secretaria de Segurança.

O vice-governador Otaviano Pivetta, deputados estaduais e federais, dirigentes do sindicato dos motoristas de aplicativos acompanham o anúncio.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE