O TRE enviou, há instantes, ofício para o cartório eleitoral informando a cassação do registro de candidatura do prefeito Juarez Costa, e do vice-prefeito, Aumeri Bampi (PT), decidida, ontem à noite, por 4 votos a 2, conforme Só Notícias informou em primeira mão. “É necessária a publicação do acórdão (com a decisão da cassação) no Diário da Justiça Eleitoral para, em seguida, notificar Juarez Costa e o presidente da câmara, Mauro Garcia. Isto deve ocorrer na quarta-feira”, previu, o chefe do cartório em Sinop, Wedson Amaral. Inicialmente, foi cogitada a possibilidade de Mauro assumir nesta 6ªfeira. O juiz eleitoral João Guerra disse, pela manhã, ao Só Notícias, que “procederá logo” a notificação.
Amigo e aliado político de Juarez, Mauro já antecipou que não mudará o secretariado para que os projetos da atual administração não sejam interrompidos. “A cidade não pode parar”, declarou. Ele está, neste momento, na câmara municipal, despachando. Com a licença de Mauro Garcia da presidência, o legislativo passa a ser presidido pelo vice, Sergio Palmasola (PDT), que também é da base aliada de Juarez.
O prefeito afastado, Juarez Costa, permanece em Cuiabá. De acordo com uma fonte, ele busca concluir, com os advogados, o mandado de segurança que será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo para suspender a decisão do TRE e que continue prefeito. Hoje, ele disse que está confiante em resultado positivo apontando ter sido eleito com 70% dos votos e ter feito uma “campanha limpa”. Juarez teve registro cassado na justiça de Sinop e a decisão foi mantida pelo TRE que considerou a distribuição de vales combustível, na campanha, como compra de votos.
Se a sentença não for mudada pelo TSE, Sinop terá novas eleições para prefeito. Mês passado, houve novo pleito em Araguainha e Novo Horizonte do Norte, onde os prefeitos eleitos também tiveram registros cassados. A justiça eleitoral cassou em Mato Grosso, 10 prefeitos eleitos em outubro do ano passado, dentre eles os de Tangará da Serra e Cáceres.
(Atualizada às 17:29h)