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Mauro detalha no Espírito Santo solução para concessão da BR-163 de Sinop ao Mato Grosso do Sul

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Só Notícias (foto: Lucas Rodrigues/assessoria)

O governador Mauro Mendes compartilhou, durante o 10º Encontro Folha Business – Retrospectiva de 2022 e Perspectivas para 2023, a solução que está em andamento para resolver os gargalos da BR-163 em Mato Grosso, cujo principal objetivo proporcionar maior segurança e reduzir os graves acidentes (principalmente no trecho Sinop-Posto Gil que não está duplicado), além de melhorar a logística e qualidade de vida de quem mora e trafega pela região.

Mauro disse que “essa é uma concessão federal. Mas é papel de qualquer governo entrar estrategicamente em qualquer problema que tenha grande impacto social. Esse é o papel do Governo. Nós lá temos 1 morte a cada um dia e meio. Imagina toda semana, 3, 4 pessoas morrendo nessas rodovias”.

O governador declarou que, desde o início da gestão, passou a procurar, junto à iniciativa privada, uma solução para os gargalos da rodovia. “Nós estávamos há 2 anos, 3 anos tentando uma solução junto à iniciativa privada, mas não houve viabilidade por conta dos diversos passivos e complexidades que estavam presentes. E aí se tomaria o caminho da relicitação, que demora em média 4, 5, 6 anos para iniciar as obras”.

Diante desse situa’ão, o governador afirmou que passou a buscar uma solução diferente, com o Governo do Estado assumindo a concessão, algo que é inédito no país. “Já com uma boa gestão fiscal, nos aproximamos desse problema, estudamos, conversamos com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], vimos que seria uma alternativa fazer algo de público para público. E conseguimos flexibilizar junto a ANTT, junto ao Tribunal de Contas da União, uma série de fatores que seria impossível fazer para o mercado”, citou.

De acordo com o governador, a solução de assumir a concessão é muito mais vantajosa do que aguardar a relicitação pelo Governo Federal. “Conseguimos construir um arranjo em que o Estado vai comprar essa concessão, que está em fase final de negociação com os bancos, e devemos ter obras já no primeiro semestre do ano que vem. Porque no cenário da relicitação, demoraria cerca de 5 anos para as obras iniciarem, além de a tarifa saltar de R$ 5,20 para cada 100 km e ir a R$ 11, R$ 12. Dobraria o valor da tarifa”, ressaltou.

Para Mauro Mendes, além de acelerar os investimentos, assumir a concessão também vai trazer mais qualidade para a logística, para a vida das pessoas e ainda vai evitar que muitas mortes. “É  pensar na vida das pessoas investir em mais segurança e qualidade nas estradas. Quantas vidas serão poupadas? Isso não tem preço.Temos que tomar medidas disruptivas, diferentes, para resolver velhos problemas. Se você tem uma doença e o remédio não funciona, você tem que mudar de remédio”, finalizou.

O senador e vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, elogiou a solução encontrada pelo governador e disse que que estuda usar como exemplo para resolver os problemas da BR-101 no Estado capixaba. “Nós temos um problemão para resolver aqui e com a relicitação vai demorar não sei quantos anos para a retomada desta obra. O que nos facilita é o caminho percorrido por Mato Grosso. Estamos tentando caminhar tendo como referência essa iniciativa bandeirante do Estado de Mato Grosso, para nos iluminar e nos ajudar”, afirmou.

 

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