terça-feira, 27/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Mauro busca intercâmbio com chineses para livre comércio com foco na ZPE em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes e a comitiva de Mato Grosso chegaram, hoje, à cidade de Haikou, na província de Hainan, China, e foram recepcionados pelo vice-secretário de Relações Internacionais de Haikou. Mauro e ele conversaram sobre a cooperação existente entre Brasil e China e da importância de se manter o livre comércio. A China é maior comprador de soja, carne e outros produtos de Mato Grosso. Só de carne, em setembro, Mato Grosso exportou 55,26 mil toneladas equivalente carcaça de carne bovina para os chineses, aumento de 4,63% em relação ao mês anterior.

Mauro se reunirá com o prefeito e o governador da província para estreitar relações entre Mato Grosso e o estado chinês na busca por trocar experiências sobre a zona de livre comércio, já que Mato Grosso está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres ( 200 km a oeste de Cuiabá).

O governador e comitiva conhecerão a maior zona de livre comércio da China em atividade e visitarão uma empresa governamental exportadora de máquinas agrícolas tem interesse em ajudar no financiamento da construção de silos para armazenagem de grãos para pequenos e médios produtores do Estado. A missão mato-grossense fica em Haikou até amanhã e, na sexta-feira, segue a Shenzhen.

Fazem parte da comitiva do Governo de Mato Grosso os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. A primeira-dama Virginia Mendes e a filha do casal, Ana Mendes, também acompanham o governador e custeam as próprias despesas. Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae. A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

Ontem, conforme Só Notícias já informou, o governador se reuniu com dirigentes da agência de controle para agilizar acesso de produtos de Mato Grosso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados mato-grossenses reforçam ato com Bolsonaro em São Paulo

Os deputado federais Amalia Barros, José Medeiros, coronel Fernanda...

Governador confirma apoio para prefeito de Colíder disputar reeleição

O governador Mauro Mendes afirmou, na sexta-feira, ao visitar...
PUBLICIDADE