O governador Mauro Mendes autorizou a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística abrir licitação para pavimentar 23,93 quilômetros da MT-459, ligando o município de Pedra Preta (região Sul) até a BR-163 e diminuir pela metade a distância entre a cidade e o terminal ferroviário de Rondonópolis (Ferronorte), uma antiga demanda da região. Também será feita ponte de concreto com 30 metros de extensão sobre o córrego do Sucuri. Foram destinados R$ 26 milhões e será licitada em regime diferenciado de contratação, do tipo menor preço e em lote único. O valor engloba a construção de
Atualmente, para chegar ao terminal, os caminhoneiros e carreteiros que vão carregar e descarregar que saem de Pedra Preta precisam percorrer um trecho de 24,5 km pela BR-364 até Rondonópolis e depois mais 25 km até o terminal. Com a MT-159, cujo entroncamento com a BR-163 está localizado quase em frente ao terminal, essa distância cairá para 25 km.
A obra foi anunciada pelo governador durante visita a Rondonópolis, em outubro. “São obras que vão beneficiar imensamente a população, o setor produtivo, todos aqueles que vivem e trabalham nessa importante região de Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes na ocasião.
Mauro também autorizou abrir licitação para revitalização do pavimento das MT-443 e 487, que fica “entre” Sorriso e Sinop. As obras serão realizadas em 8,94 km da MT-443, no trecho entre o trevo Barreiro e a Fazenda Ingaí e em 56,1 km da MT-487, entre o entroncamento com a BR-163 e a Fazenda Bedim, totalizando 55 km de asfalto revitalizado.
As rodovias conectam regiões com grande produção agrícola até a BR-163. O asfalto de boa qualidade irá permitir a entrada de insumos e o escoamento dessa produção. As estradas começaram a ser pavimentadas em 2004 e foram finalizadas em 2008 e a recuperação é necessária para garantir a circulação dos veículos pesados.
O governo do Estado investirá R$ 11,7 milhões nessa obra, informa a secretaria adjunta de Comunicação.