PUBLICIDADE

Mato Grosso vive situação “menos desconfortável” na pandemia, avalia secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou que a situação de Mato Grosso na pandemia de coronavírus é “menos desconfortável” atualmente. Em entrevista a uma emissora da capital, o gestor apontou que a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), hoje, está em cerca de 69%.

“Estamos em uma situação menos desconfortável, eu diria. Não podemos dizer que é confortável. Nós temos 139 leitos de UTIs covid no Estado (disponíveis). São leitos distribuídos geograficamente. E temos um universo substancial de leitos de enfermarias, mais de 500 disponíveis”, avaliou Gilberto.

O secretário alertou ainda que a taxa de ocupação de UTIs superior à dos leitos de enfermaria indica que os pacientes estão demorando para procurar atendimento. “O que é para refletir é que existe uma densidade pequena de pessoas internadas em enfermarias, se comparado com a UTI. Isso ocorre porque as pessoas continuam demorando para chegar no leito de atendimento. Muito disso em municípios do interior, onde se posterga o encaminhamento. Os pacientes não querem ser internados em leitos de enfermaria fora do município. Então, a pessoa protela o atendimento e, quando chega na regulação, o estado já é crítico”.

Gilberto ponderou que, diferente das recomendações feitas nacionalmente, no início da pandemia, é preciso procurar atendimento logo nos primeiros sintomas. “Muito diferente daquilo que se recomendou no início da pandemia. Hoje, já temos certeza que deve buscar o tratamento precoce, muito imediato, logo nos primeiros sintomas, mesmo que não haja confirmação de que seja covid. E se necessário for, ser assistido em leitos de enfermarias”, destacou o secretário.

Nesta terça-feira, o Estado divulgou uma nova classificação e apontou que caiu de 14 para 11 o número de municípios que estão com risco alto de contaminação. São eles: Alta Floresta, Água Boa, Figueirópolis D’ Oeste, Jangada, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo e Sapezal.

Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e mais 126 continuam classificadas na categoria moderada para a contaminação do Coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo da Covid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE