O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) encerrou agora há pouco, por volta das 20h30, o recebimento dos registros de candidatura dos políticos que participarão da eleição de outubro próximo. Oficialmente Mato Grosso terá quatro candidatos ao governo do Estado. Para o governo foram registradas as candidaturas de Silval Barbosa (PMDB – coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar); Wilson Santos (PSDB – coligação Senador Jonas Pinheiro); Mauro Mendes (PSB – coligação Mato Grosso Melhor Pra Você) e Marcos Magno (PSOL).
Mauro Mendes e Wilson Santos apenas protocolizaram os pedidos de registro, de forma manual, já que as respectivas coligações não apresentaram o CD com os dados eletrônicos, essencial para envio dos dados para o sistema CAND (módulo interno). As coligações também protocolizaram os pedidos de registro de candidatura dos candidatos a deputado estadual e federal, de forma manual.
O secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes Júnior, considera que o atraso nas entregas dos registros ocorreu por causa da dificuldade dos representantes dos partidos, na utilização do sistema CANDEX – módulo externo (sistema eletrônico de registro de candidaturas). “Oferecemos o treinamento para os representantes dos partidos para minimizar situações como essa, mas ainda assim eles deixaram para a última hora e tiveram algumas dificuldades”, disse o secretário.
Os candidatos escolhidos em convenção partidária que não tiverem o nome registrado no sistema, ainda tem um prazo de 48 horas após a publicação da lista no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral (DEJE), para protocolar registro individual de candidatura.