PUBLICIDADE

Mato Grosso terá fábrica de aviões

PUBLICIDADE

Mato Grosso vai ganhar sua primeira indústria de aeronaves turbo hélice, a ser ins- talada no município de Barra do Garças, com investimento total previsto de R$ 450 mi- lhões. A confirmação é do secretário de Esta- do de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, que destaca o empreendimento fazer parte de ação estratégica do governo do Estado, liderada pelo governador Silval Barbosa (PMDB).

Nesta semana, o Executivo define a da- ta para assinatura do protocolo com a empre sa holandesa de capital internacional Defense Participações, captadora de investimentos no exterior. Fica aberto leque para implementa- ção de operadoras correlacionadas no setor, como na linha de produção de motores e equipamentos de tecnologia de ponta. Enten- dimentos que começaram há aproximada- mente 5 anos, permitem a partir de agora se- lar “marco” sobre o lema de campanha do go- vernador, de “transformação do Estado em pólo industrial”.

Com o acordo, a empresa se comprome- te a produzir linha completa de aviões mode- lo monomotor para 6 passageiros, passando na sequência para implementação de aviões bimotor para 19, 30 e 70 passageiros na linha comercial. Depois de analisar as perspectivas em outras unidades federativas, representan- tes da Defense Participações escolheram Ma- to Grosso tendo como principal atrativo a po- lítica de incentivos fiscais. O tema, que é al- vo de debates por parlamentares da Assem- bleia Legislativa, vem sendo tratado pelo go- verno com entendimento de que a legislação pode ser discutida e melhor adequada.

Foi a forma encontrada pelo governador para minimizar o impacto de críticas sobre a política de incentivos fiscais, que mais atra- palham do que ajudam. O campo de incerteza sobre a garantia legal dos incentivos fiscais
chegou a gerar retração de outras empresas interessadas em investir em Mato Grosso. Silval Barbosa, com reforço do secretário Pe- dro Nadaf, vem garantindo dar passos positi- vos para evitar maiores perdas.

A indústria será instalada ao longo de 5 anos em área ao lado do aeroporto de Barra do Garças, nos quadrantes da base aérea de Anápolis (GO). Há cerca de 60 dias, a empre- sa encaminhou ao Estado carta consulta sobre a viabilidade para instalação por meio de in- centivos concedidos pelo governo. Silval Barbosa validou a proposta, confirmando as- sim ingresso num campo vasto para investi- mentos.

Pedro Nadaf, que preside o Conselho Deliberativo dos Progra- mas de Desenvolvimento do Esta- do de Mato Grosso (Condeprode- mat), destaca a procura antecipada de indústrias ligadas ao setor da produção de aviões. “Desde já es- tamos recebendo confirmações de interesse de empresas que são for- necedoras de produtos como aces- sórios, fábrica de motor de avião e indústria na área militar. Isso é uma demonstração de que o Esta- do avança na área da tecnologia. É uma vitória para Mato Grosso conquistada pelo governo com es- pecial trabalho do governador Silval Barbosa”.
A Defense participações fir- mou em junho deste ano acordo com Mato Grosso do Sul, em parce- ria com a RKF Tecnologia e a ame- ricana Enstrom Helicópteros, ali- mentadas pelos incentivos fiscais, para instalação no Estado de uma montadora de helicópteros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE