segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem melhor desempenho no Centro-Oeste na geração de empregos

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso se destacou na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o documento, Mato Grosso aparece com o melhor resultado na região Centro-Oeste no quesito geração de empregos, com aumento de 14,1% em relação a 2003, representando a criação de 58,5 mil postos formais.

Em 2003 foram criados 50,259 mil novos postos de trabalho. Os setores com melhor desempenho foram o comércio, com 14,9 mil novos postos (16,6%), seguido pela administração pública, 11,3 mil (11,7%) e pelos serviços, 10,4 mil (11,5%). Em termos relativos, os setores da construção civil e agropecuária tiveram aumento de 2,8 mil (21,6%) e 10,8 mil (19,9%), respectivamente. No mesmo período, o rendimento real médio do trabalhador mato-grossense aumentou 4,3%. Em Mato Grosso, há 472.636 trabalhadores com carteira assinada em todos as atividades econômicas.

Em 2005, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) inseriu mais de 16 mil trabalhadores ao mercado de trabalho em todo o Estado. Em Cuiabá foram 4.915 trabalhadores encaminhados. Sob a coordenação da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em três anos, o órgão já intermediou aproximadamente 44,3 mil trabalhadores.

As dez ocupações que mais empregaram durante este ano foi a pecuária, manutenção de edificações, empregada doméstica e serviços gerais, vendedor de comércio varejista, servente de obras, recepcionista, vendedor ambulante, faxineiro, pedreiro e alimentador de linha de produção. Além dos trabalhadores empregados, o Sine já realizou em 2005 mais de 464 mil atendimentos e 47 mil habilitações ao seguro desemprego. Foram inscritos este ano no Sine 84 mil trabalhadores.

O Sine também emitiu este ano 37 mil carteiras de trabalho. Dessas, três mil foram emitidas durante as ações do Mutirão da Cidadania, realizado nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande e no interior do Estado. “A emissão de documentos é dos serviços mais procurados pela população durante os mutirões. Muitas vezes, a pessoa fica impedida de trabalhar porque não tem a carteira de trabalho, um documento essencial para qualquer cidadão”, afirmou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto.

O número de empresas cadastradas no sistema também surpreende. Só este ano, mais de oito mil novas empresas requisitaram os serviços do órgão para a captação de mão-de-obra. “Várias empresas estão procurando por nossos serviços. Inclusive, em 2006 estaremos intermediando mão-de-obra para duas mil novas vagas, que serão disponibilizadas por uma grande usina de Mato Grosso”, disse a superintendente do Sine, Ivone Rosset.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso lidera investimentos per capita no Brasil; 253% acima da média

Mato Grosso se destacou como líder em investimentos per...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE