PUBLICIDADE

Mato Grosso precisa de reavaliar modelo de distribuição do ICMS, diz Riva

PUBLICIDADE

“Mato Grosso precisa fazer uma reavaliação sobre o modelo de redistribuição do ICMS”. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), durante a abertura do 6º Encontro de Prefeitos da Associação Mato-grossense dos Municípios, nesta terça-feira. Ele explicou que o Estado não pode focar apenas nos parâmetros econômicos. Mas, é preciso levar em consideração os sociais. E citou a situação de Cáceres que tem 80 mil habitantes, mas recebe o repasse igual aos municípios de apenas quatro mil.

“É preciso fazer uma reavaliação dessa questão”. Para Riva, o aspecto populacional é um dos temas para o debate, que deve ser aberto com a participação de toda a classe política. Ele ainda frisou que alguns municípios poderão perder, mas haverá cuidado para que não haja um impacto imediato, “que seja de maneira progressiva para que possam adequar o orçamento”. Riva ainda disse que os prefeitos precisam aprender a falar não para dar conta de atender toda a demanda. Ele defendeu que todos administrem com muita responsabilidade.

Ao anunciar ações para a capacitação de advogados das prefeituras e disponibilizar uma sala de apoio estratégico para atender os ex-prefeitos, o presidente eleito da AMM e prefeito de Jauru, Pedro Ferreira disse que encontros como esse ajudam na administração dos gestores municipais. E a intenção é a de realizar mais ao longo do ano. “Ao ouvir as sugestões eles (prefeitos) voltam mais conscientes para os seus municípios”. Ferreira toma posse na segunda-feira (9), às 9 horas, na sede da AMM.

“Vamos criar um departamento jurídico para cuidar dos ex-prefeitos”, disse Ferreira, ao acrescentar que mesmo sendo uma instituição independente vai trabalhar em sintonia com a Assembléia e Governo do Estado.

Juntos farão um estudo sobre a questão do ICMS nos municípios, para saber como é feita a distribuição. Ele também vai liderar um encontro dos prefeitos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília na próxima semana, para tratar sobre os projetos que serão desenvolvidos.

Os prefeitos mato-grossenses participam nesta semana de uma intensa agenda na capital. Amanhã participam de um curso ministrado pela Escola de Contas do Tribunal de Contas e da posse do ex-dirigente da entidade, José Aparecido dos Santos na Secretaria Estadual de Projetos Estratégicos.

“Pudemos avançar bastante nesses quatro anos à frente da AMM. Hoje ela é a porta voz junto ao Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, dos governos federal e estadual. Nessa luta destacamos o repasse do FPM de 1%, recursos da Lei Kandir que vieram integralmente em 2008. Mais de R$ 100 milhões foram repassados aos municípios. Também conseguimos o reparcelamento das dívidas do INSS, a isenção de ICMS para a aquisição de máquinas e a modernização da AMM”, informou Cidinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE