PUBLICIDADE

Mato Grosso pode ter mais de 100 mil eleitores com títulos cancelados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Tribunal Eleitoral de Mato Grosso informou que 108.902 eleitores estão podendo perder o direto de votar por falta de regularização. Os eleitores que não compareceram às últimas três eleições têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar seus títulos.

Para evitar essa ação, a Justiça Eleitoral orienta a consulta e regularização nos cartórios ou postos eleitorais. Para quem possui a biometria cadastrada, outra possibilidade de consulta e regularização, a depender da situação, é pelo aplicativo E-título, disponível gratuitamente. Já para quem não possui biometria, há a possibilidade de verificar a situação pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, na seção de Autoatendimento Eleitoral.

Atualmente, Mato Grosso conta com 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto. Ou seja, a quantidade de eleitores e eleitoras que não compareceram às urnas nas três últimas eleições corresponde a 4,19% do eleitorado total.

Os eleitores que não regularizarem a situação até o dia 19 deste mês terão a inscrição cancelada automaticamente. Esta medida traz uma série de consequências desfavoráveis, como a impossibilidade de receber salários de função ou emprego público, obter empréstimos, prestar concursos e emitir documentos como passaporte e carteira de identidade. Outras medidas incluem a negativa de matrícula ou renovação em instituições de ensino público, como escolas ou universidades, bem como a impossibilidade de registro de candidatura, o que, consequentemente, também interrompe o direito ao voto nas próximas eleições municipais ou gerais.

Em 2026, haverá eleição para presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bruno e Barreto farão show em exposição no Nortão

A dupla Bruno e Barreto será uma das atrações...

Tribunal Regional do Trabalho inicia discussão e vai decidir sobre proibição do glifosato em Mato Grosso

Após ação civil pública ajuizada pelos Ministérios Públicos Federal...

STF confirma legalidade em demarcação de terra indígena em Mato Grosso

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, no Supremo Tribunal...

MP denuncia militar e montador de móveis por assassinato de advogado em Mato Grosso

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT),...
PUBLICIDADE