PUBLICIDADE

Mato Grosso perde 37 mil eleitores para eleição de 2012

PUBLICIDADE

Mato Grosso perderá 37.328 eleitors para o pleito do ano que vem. Ontem, acabou o prazo para os faltosos nos últimos 3 pleitos justificarem ausência. Em Cuiabá, cerca de 300 pessoas foram se regularizar. Em todo o Estado houve comparecimento de 1.844 eleitores.

A chefe de cartório da 54ª Zona Eleitoral, Joseane Mara Ferreira, responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor em Cuiabá, enfatizou que a Justiça Eleitoral tem divulgado com bastante antecedência o prazo para regularizar a situação, mas o brasileiro acaba mesmo deixando para a última hora. “A lotação e a espera poderiam ser evitadas se o eleitor não deixasse para o último dia”.

O cancelamento do título eleitoral acontece todos os anos pós-eleição, e visa expurgar do cadastro aqueles eleitores que não compareceram nas três últimas eleições, e nem justificaram a ausência. A medida tem o objetivo de reduzir as possíveis fraudes no momento da identificação do eleitor, eliminando também da listagem de votação os eleitores que faleceram e não tiveram o óbito formalmente comunicado à Justiça Eleitoral.

Somente os eleitores com situação regular poderão solicitar ou emitir, via internet, a certidão de quitação eleitoral, exigida em diversas situações, como nomeação para cargo público, inscrição em cursos oferecidos por universidades públicas, emissão de passaporte, entre outras situações envolvendo a esfera pública, seja ela federal, municipal ou estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE