quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso faz aniversário e Cuiabá ganha a Praça das Bandeiras

PUBLICIDADE

A Capital do Estado vai ganhar amanhã um espaço nobre que já nasce sob o signo grandeza e riqueza cultural de Mato Grosso, do orgulho de seu povo e do respeito cívico aos seus símbolos e figuras históricas: a Praça das Bandeiras.

A nova área de convivência pública será inaugurada pelo governador Blairo Maggi, às 17h, como parte das atividades programadas para marcar o aniversário de 257 anos de fundação do Estado, que ocorreu a partir do seu desmembramento da Capitania de São Paulo, determinada por uma Carta Régia emitida pela Coroa Portuguesa, em 9 de maio de 1748.

Concebida para ser um espaço multiuso, a Praça das Bandeiras fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na entrada para o Centro Político Administrativo (CPA). A obra, executada pelo Governo do Estado, é resultado do acatamento, pelo governador Blairo Maggi, de um projeto de lei autorizativo proposto pelo deputado estadual Carlos Brito (sem partido), ex-chefe da Casa Civil do Palácio Paiaguás.

Já a data da inauguração, 9 de maio, foi sugerida pelo deputado estadual João Malheiros (PPS), autor do projeto de lei que resgata as comemorações alusivas à fundação do Estado de Mato Grosso, uma tradição que havia praticamente se perdido ao longo do século passado.

Para o governador Blairo Maggi, a Praça das Bandeiras é um espaço de “resgate do orgulho de ser mato-grossense e de se viver em Mato Grosso, além de representar um marco de identidade de Cuiabá, de ocupação territorial e de soberania do Estado”.

Para a construção da praça, que ocupa uma área de 14.700 metros quadrados, o Governo do Estado investiu R$ 1,35 milhão, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura. Projetada pelo arquiteto Ademar Poppi, a Praça das Bandeiras irá abrigar, em destaque, as Bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá, além dos pavilhões dos outros 140 Municípios mato-grossenses.

Além do espaço de 1.200 metros quadrados de passeio público, a praça conta ainda um espelho d’água com uma cascata de cinco metros de altura, palco e camarins com banheiros internos e uma galeria onde serão expostos bustos e telas que retratam os ex-governadores de Mato Grosso, a partir da Proclamação da República.

O deputado Carlos Brito destacou que a Praça das Bandeiras surge já como um importante referencial geográfico, cultural e cívico para a população cuiabana e mato-grossense. “Além das práticas cívicas em homenagem à Bandeira de Mato Grosso, do Brasil e dos Municípios de nosso Estado, este espaço, não tenho dúvidas, se tornará um ponto cultural e turístico muito especial em pouco tempo, pela sua beleza e pela multiplicidade de usos que comporta”, afirma o parlamentar.

HINO À BANDEIRA – Durante a inauguração da Praça das Bandeiras, será apresentado ao público, pela primeira vez, o Hino à Bandeira de Mato Grosso. A peça, de autoria de Abel Santos Anjos Filho, Tânia Domingas do Nascimento e Hudson C. Rocha, foi escolhida, no passado, por meio de um concurso público promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O hino será executado pela Banda da Polícia Militar, que tem em sua regência o tenente-coronel Izael Rocha de Oliveira.

Ainda marcando o evento, irá apresentar-se, também pela primeira vez, o Madrigal de Regentes do Núcleo de Coral do Estado, sob a regência do maestro Carlos Taubaté.

Na galeria será exposta a primeira série de retratos a óleo de ex-governadores de Mato Grosso pintados pelo artista plástico Victor Hugo, um dos mais respeitados retratistas do Estado.

“É gratificante observar como o governador Blairo Maggi preocupa-se com o patrimônio cultural de nossa Capital e de nosso Estado e com a preservação da nossa memória histórica”, destaca Victor Hugo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE