A data ainda não é tão divulgada e nem tão expressiva como outras já conhecidas, mas hoje, dia 9 de Maio, se comemora o aniversário de Mato Grosso. Este é o sexto ano após a instituição oficial da data pela lei 8007, de 26 de novembro de 2003, e o seu autor, deputado estadual João Malheiros (PR), é um dos que lutam para que ela se torne um momento de destaque para o Estado.
De 2004 para cá, quando se comemorou pela primeira vez o aniversário, Malheiros diz que as atividades nesse dia vêm aumentando de forma geral. Ele lembra, inclusive, que o governo, após essa lei, criou a semana do Estado, que é comemorada do dia 2 ao dia 9, normalmente com inaugurações de obras. Este ano, o deputado frisa que fez uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da qual está distribuindo cópias da lei e sua justificativa para todas as escolas públicas de Mato Grosso.
Malheiros espera, com isso, que os professores assimilem a data e passem a trabalha-la anualmente, como já é feito com outras datas comemorativas, como Descobrimento do Brasil (22 de abril) e Tiradentes (21 de abril), por exemplo. O deputado destaca que Mato Grosso é reconhecido em nível nacional como o maior produtor de grãos do país, além de possuir o maior rebanho bovino, mas isso não é suficiente. "Queremos mostrar também a gente boa que vive aqui, o povo extraordinário que pode dar muita contribuição ao país".
O projeto de lei que foi sancionado pelo governador Blairo Maggi (PR) em seu primeiro mandato foi apresentado na Assembleia Legislativa em 2003. Malheiros conta que quando assumiu a vaga de deputado, fez uma consulta com os demais colegas para verificar que tipo de projeto eles consideravam importante ser apresentado. Vários lembraram que Mato Grosso, diferente dos outros estados da federação, não tinha uma data de aniversário.
Historiador que é, João Malheiros pesquisou e constatou que em 9 de maio de 1948 Mato Grosso se tornou capitania, sendo desmembrado da capitania de São Paulo, então, esta era a data que deveria ser considerada seu aniversário. O deputado frisa que o resgate histórico é uma das bandeiras que levanta